domingo, 30 de janeiro de 2011

A intensa semana acadêmica da Psicologia

A 28ª Semana da Psicologia foi, provavelmente, a mais intensa em conteúdo e extensa em atividades, entre todas as semanas acadêmicas da UCPel, em 2010.

Como num congresso de estudantes, profissionais de Pelotas e de Porto Alegre palestraram a alunos daqui sobre assuntos que a Universidade não cobre, sob o título geral "As Novas Perspectivas da Psicologia".

Na semana de 18 a 22 de outubro, o Diretório Acadêmico programou 8 horas por dia — das 14h às 22h, com um curto intervalo às 19h.

Foram 26 palestras e duas oficinas com profissionais de fora da UCPel, mais uma apresentação musical (com o grupo Feliz Arte, do CAPs Escola). O auditório do Campus II ficou lotado e muitos interessados ficaram de fora, pois o salão sequer comporta a totalidade do corpo de estudantes de Psicologia.

O encontro foi acompanhado pela Assessoria de Comunicação (leia notícia), que divulgou a notícia para outros meios de comunicação; no entanto, esta foi considerada somente de interesse interno, já que as inscrições eram poucas e destinadas aos alunos do curso.

Uma aluna de terceiro ano que assistia por primeira vez a uma semana acadêmica garantiu que em nenhum momento sentia sono ou cansaço:

— É muito produtivo. Vemos assuntos que em cinco anos não conseguiríamos ver. A partir da Semana, tenho certeza de que esta é a profissão que quero. Só tenho dúvida em qual área, pois a psicologia está em tudo.

É verdade que alguns temas foram bastante específicos, destinados a quem trabalha ou deseja desenvolver-se na área "psi":
  • "A Psicologia Clínica em Hospital Psiquiátrico” (com a psicóloga Beatriz Mechereffe),
  • “Abordagem Clínica de Pacientes Borderline, Perversos e Psicóticos” (com o psicanalista Jorge Velasco),
  • “Pré-entrevista diagnóstica” (com o psiquiatra Paulo Kelbert),
  • “A interdisciplinaridade da Neurologia e Psicologia” (com a neurologista Denise Medina).

Por outro lado, assuntos de interesse mais amplo — que toda a comunidade extrauniversitária ganharia muito em conhecer — também foram tratados:

  • “A sexualidade nas relações” (com a psicóloga Marlise Flório Real),
  • “Psicoterapia nos relacionamentos amorosos” (com a psicanalista Marciara Centeno),
  • “Processo da Doação de Órgãos” (com a assistente social Aline Winke),
  • “Oficina de Arteterapia” (com a artista plástica Daniela Meine),
  • “A Função Paterna” (com o psiquiatra Eduardo Méndez).

A reportagem da UCPel citou especialmente o trabalho do psicólogo Ricardo Valente, que acompanha dependentes de crack na Comunidade Terapêutica Renascer, no Monte Bonito. Ele falou aos estudantes sobre “Os desafios da dependência química no universo Psi”.

Em conclusão, os benefícios desta Semana Acadêmica teriam repercutido positivamente se, com melhor planejamento e abertura, tivesse sido disposto o auditório principal da Universidade, pelo menos para os temas de maior interesse comunitário. Afinal, Pelotas é a maior cidade da Metade Sul e suas lideranças merecem aprender com os conhecimentos universitários que aqui se desenvolvem.
Fotos: W. Lima (UCPel)

Nenhum comentário: