domingo, 2 de janeiro de 2011

Post nº 700: os mais comentados em 2010

Há quase um ano, este blogue chegou à marca dos 400 posts falando sobre Pelotas e seus costumes, história e patrimônio cultural. Com a presente nota, a de nº 700, já estamos com o dobro do trânsito de leitores (de uns 100 acessos diários, passamos à atual média de 200 por dia).

No entanto, a participação escrita dos leitores diminuiu muito. No primeiro ano do blogue, os primeiros 400 posts renderam 461 comentários (média superior a 1). Os seguintes 300 posts (de janeiro de 2010 até hoje) trouxeram somente 221 comentários (média de 0,7).

No dia dos 400 posts (20 de janeiro de 2010), fiz uma lista dos temas mais comentados no primeiro ano do blogue (leia a nota). Nessa avaliação, os preferidos dos leitores tiveram 23 e 22 comentários (atualmente têm 24) e são recordistas até hoje. Ambos trataram de literatura.

Entre as postagens de 2010, a que suscitou mais reações ("Poema-canto ao Laranjal", veja abaixo) foi sobre um escrito da poetisa Beatriz Araújo, parecido ao que ocorreu em 2009 ("Poetisa escolheu Pelotas para viver"). Os outros mais comentados são os seguintes (três deles se relacionam com literatura).

Em conclusão, enquanto o número de leitores foi crescendo gradualmente (duplicando a cada ano), a curva dos comentários tomou a direção contrária (caindo à metade, a cada ano). Apesar disso, o interesse dos comentaristas se manteve concentrado na mesma área, a literatura. Ao parecer, os novos leitores do blogue dão suas opiniões por fora (no Twitter, por exemplo) e os antigos não sentem o mesmo interesse de antes.

Um comentário:

Manoel Magalhães disse...

Parabéns pelo belo trabalho, Vidal. A qualidade dos textos e fotografias é indiscutível. Um canal de informações acerca da cultura pelotense indispensável. Feliz 2011!