segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A reforma ministerial de Fetter

Demorou mas saiu. Esta tarde, um esperançado e orgulhoso prefeito Fetter deu posse ao novo secretariado (leia notícia) e inaugurou um organograma próprio desta gestão. O salão nobre e o saguão da Prefeitura ficaram cheios de interessados em acompanhar a cerimônia (ambas fotos tomadas durante o discurso final).

Um pouco mais enxuta, a estrutura agrupa as 15 pastas e outras unidades em 4 câmaras setoriais (administrativa, ações urbanas, ações sociais, e desenvolvimento e emprego). Há seis anos que o prefeito pensava nesta renovação formal, inicialmente com o desejo de somente 9 grandes secretarias.

Na área que mais interessa a este blogue, a SECULT ficou com um empresário da área informática; o estilo de Fetter é designar gestores com sua filosofia, e não necessariamente especialistas nas áreas. A escolha pode ler-se também como uma declaração de frieza com o setor cultural e artístico.

O grupo de secretários e assessores seguirá por dois anos, até o fim do atual mandato, quando Pelotas já terá comemorado o bicentenário da fundação da Freguesia de São Francisco de Paula (7 de julho de 1812). O próximo governante herdará esta organização, o que não impede que a modifique, mas já se pode ver, pela engenharia política realizada, que o atual prefeito luta para eleger o sucessor. Fetter compôs o grupo de segundo escalão com nomes de sete partidos, provenientes das mais diversas áreas públicas e privadas; dessa grande aliança sairá um candidato forte à sucessão.

A reduzida ala feminina evidencia o machismo do gestor: somente duas mulheres estão nesse nível e ambas ficaram em áreas tidas como assistenciais. Proveniente da Secretaria Estadual da Saúde, Arita Bergmann é uma assistente social com vasta experiência em saúde pública, podendo considerar-se a estrela de todo este gabinete. Na pasta de Cidadania e Assistência Social, Berenice Nunes, psicóloga pelotense com grande familiaridade no setor assistencial. Ainda deve-se mencionar nesta equipe a professora Elisabeth Marques Dias, assessora especial do prefeito para a área social e ex-secretária de Cidadania.
Fotos: F. A. Vidal (1) R. Amaral (Prefeitura)

Nenhum comentário: