sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bravo pelo Festival

Transcrevo do Diário da Manhã de hoje (19) este artigo sobre o Festival SESC de Música. Foi escrito por Flávia Reis, Procuradora do Estado em Pelotas, antes dos concertos, mas é uma boa descrição geral do que aconteceu durante esta escola de verão, a primeira que acontece em Pelotas, inspirada nos antigos cursos internacionais de férias. Por duas semanas, estivemos presenciando excelente qualidade musical, daquela a que não estamos acostumados.

Na foto, o trombonista argentino Pablo Fenoglio, dando aulas na Fábrica Cultural Música pela Música. Abaixo, a Orquestra UNISINOS, dirigida por Evandro Matté.

Pelotas merece

É com imensa alegria e orgulho que vejo Pelotas sediar o 1º Festival Internacional SESC de Música, transformando-se em palco de exímios instrumentistas, músicos do mais alto gabarito, que nos engrandecem com seu talento e sua virtuosidade.

Transformando-se não seria expressão correta. Pelotas é, por natureza, morada de grandes artistas, valorosos músicos, poetas, maestros. Não é à toa, certamente, que foi a cidade escolhida para sediar este tão importante evento, e acolher outros mestres.

Estética perfeita: músicos e seus instrumentos circulando por esta linda cidade, que guarda história e beleza, e reverencia arte diuturnamente.

Creio que estes quatorze dias de Festival hão de suscitar em cada pelotense (de nascimento ou por adoção)este elevado sentimento: esta cidade faz eco ao que há de mais sofisticado (no sentido da pureza e preciosidade) e termos de arte, em todas as suas formas de expressão.

Por isso, cala em mim o sentimento de que a vivacidade demonstrada pelo público em cada BRAVO! há de guiar esta cidade para a promoção da cultura, especialmente para a recuperação de nossos teatros (S.O.S. Teatro Sete de Abril), enfim para o aplauso sempre de pé às iniciativas de levar arte a todos, como um direito irrenunciável.
Fotos do Festival: M.Vasconcellos (1), R. Stoduto (2)

Nenhum comentário: