terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fotos refrescantes de Nauro Jr.


Retratos da Vida é o blogue de Nauro Júnior, fotógrafo da Zero Hora em Pelotas, que viaja pela região em busca de boas imagens. Há uns dias ele esteve no Parque Esportivo Recreativo Lobão, que é a sede campestre e centro de treinamento do Esporte Clube Pelotas. Ali ele inventou uma forma diferente de fotografar um dia de calor. Mergulhou sua máquina na piscina e tentou focar, ao mesmo tempo, em dois ambientes naturais separados.
O normal é mover-se só num deles, de cada vez, mas quando se tenta ver dois mundos com o mesmo olho ocorrem dificuldades para o fotógrafo: ajustar a distância dos objetos para um foco único, observar um visor tapado de água, comunicar-se com modelos que não ouvem, não perder a linha do horizonte, não engolir água. Cada foto do Nauro faz pensar nessas e noutras questões; o blogue dele está cheio delas, cada dia.
Superados esses probleminhas, vem o prazer para o espectador da foto: a sugestão de movimentos verticais e de oscilação horizontal, a umidade que refresca ou que afoga, luminosidades e cores que bailam, e a forte divisão dos dois mundos: o visível a olho nu e o subterrâneo, invisível para amadores. Somente com óculos especiais se pode ver debaixo d'água, debaixo do óbvio, debaixo do que a razão ensina.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Somente com óculos especiais se pode ver debaixo d'água, debaixo do óbvio, debaixo do que a razão ensina".

Vendo com "óculos especiais", debaixo d'água se pode ver...? O que e como? "Algo" e "com sentimento", é isso?

Bonita analogia.

Bjs, Tê!

Francisco Antônio Vidal disse...

Para a psicologia, a metáfora relaciona a consciência limitadora da percepção e a visão mais livre e intuitiva do artista.
Na minha comparação, os óculos especiais são para ver o oculto, sob a água, mas também pode ser para ver além, acima do óbvio. Pode não ser com sentimento; simplesmente, pode-se descortinar outro universo.
O fotógrafo busca novos ângulos e termina achando novos mundos, personagens, ritmos, cores, luminosidades. Ele refresca, atualiza, aperfeiçoa nossa visão da vida.

Nauro gostou: http://twitter.com/nauropelotas/status/32489411753017344