sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tia Yolanda Nunes faz 100 anos de vida

A professora Yolanda Nunes completou esta quinta-feira (24) cem anos de vida e foi homenageada por seus entes queridos mediante um testemunho no Diário Popular. Na verdade, é toda a comunidade pelotense que lhe deve uma homenagem em vida. Leia a seguir uma parte do texto.
Precisaríamos reunir rolos e rolos de filmes para poder rodar tanta aventura, tanta luta, trabalho e - principalmente - amor, amor às crianças. Quantas e quantas pessoas passaram por sua vida... Qual é o segredo dessa longevidade, dessa sabedoria, de ter tanto espaço em seu coração para amar tanta gente que foi chegando: uns nascendo, outros se agregando à família, outros trazendo amizade.

Nós, seus familiares e admiradores, queremos agradecer por toda a educação que por ela nos foi dada e pela lição de vida e de respeito que continuamos a ter o prazer de aprender por meio de tão especial pessoa.
Tendo dedicado toda a vida a seu trabalho como professora e alfabetizadora, a Tia Yolanda criou, após sua aposentadoria, a primeira escola infantil particular de Pelotas, o Recanto Infantil.

A história conta que o início foi em 10 de março de 1952, numa sala no Colégio São José. As crianças faziam, em cada um dos cantos, uma atividade diferente, daí o nome “Recanto Infantil“. Começou pequeno e se foi ampliando ao longo do tempo, sem nunca mais desaparecer.

Como escola pré-primária, o Recanto Infantil funcionou num casarão da rua Anchieta, esquina Almirante Tamandaré. Na época, o trecho ao sul da Praça Osório chamava-se Rua General Vitorino. A escolinha funcionava com níveis pré-escolares e algumas turmas do então Curso Primário, hoje Ensino Fundamental. Hoje ali se encontra um condomínio de apartamentos.

Em 1988, Dona Yolanda se "autoaposentou" como diretora - aos 77 anos de idade, depois de 36 anos do primeiro "recantinho" - passando seu empreendimento à professora Clarinda Wieczorek Coutinho, que dirige a Escola até hoje.

Os níveis superiores foram sendo oferecidos gradualmente, para que as crianças seguissem no "Recanto", até que em 1998, já completada a estrutura do Ensino Fundamental, os alunos adolescentes pediram a mudança do nome “Recanto Infantil“ para outro mais significativo para eles. Em votação de toda a comunidade escolar foi escolhido o nome de Castro Alves (veja uma biografia do Poeta dos Escravos).

Há treze anos, portanto, o que foi "Recanto Infantil" se denomina Escola de Ensino Fundamental Castro Alves, sob a mesma direção. A entrada principal (dir.) é pela Rua General Osório 366 (entre Gomes Carneiro e Três de Maio), com acesso aos níveis pré-escolares pela Gomes Carneiro (acima) e berçário Recanto Infantil pela Andrade Neves (informações disponíveis no Histórico da Escola Castro Alves).

Em março de 2012, a iniciativa da Tia Yolanda completará 60 anos. Caberia uma homenagem oficial do Município de Pelotas a sua querida educadora.
Fotos de F. A. Vidal

POST DATA
9-5-2013
Yolanda Nunes faleceu ontem (8), aos 102 anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Preciso do telefone da yolanda, desejo reincontrá-la, pois fui a segunda matrícula do Recanto( a primeira foi da Beatriz, sobrinha da Yolanda)
michelon@pro.via-rs.com.br

Regina Michelon

FRANCISCO CARLOS COUTO DE MORAES disse...

Fiquei muito contente com esta notícia. Fui aluno do RECANTO na década de 50, na esquina perto do Corpo de Bombeiros, junto com (entre outos) o Bruno Russomano de Mendonça Lima, o Rubenzinho Silveira e o Humberto Francisco Trapaga Simões Canarim. A Yolanda era a diretora. Fui aluno, também, das irmãs dela, a Ruth (minha querida professora de música) e a simpaticíssima Zélia (trabalhos manuais). Parabéns à Yolanda e ao médico dela, o Dr. Gilberto Abduch, que é muito amigo dela, e é um modelo de dedicação e competência.