domingo, 13 de março de 2011

100 mil acessos em dois anos

Completados dois anos de medição de pageviews, este blogue conta hoje com 250 visitas diárias, em média, incluindo os acessos à página de entrada e aos diversos posts. Bem menos que os sítios jornalísticos que falam de nossa cidade (RBS, Diário Popular e Amigos de Pelotas), mas significativo para o conceito que nos orienta: a cultura em Pelotas.

Em 2009, as visitas subiram desde 50 por dia -em março- até 100, em dezembro. Doze meses depois, o número voltou a dobrar, chegando a 200 acessos diários. O lógico seria que duplique de novo em dezembro de 2011 (400 por dia), e até hoje essa medida se mantém, pois já temos - 3 meses depois - a média de 250.

Em março de 2010, o número total de acessos era de 38 mil, esperando-se portanto 76 mil para março de 2011. Mas hoje chegamos a 100 mil. Serão 200 mil daqui a mais um ano, ou haverá outro salto?

Sem contar com maior publicidade que um cartão de visitas (com o mesmo desenho do cabeçalho central, ambos elaborados pelo designer profissional Nathanael Anasttacio), os leitores foram chegando e gostando. O foco de conteúdos se mantém firme e claro, e outros veículos não o tratam com profundidade, mesmo tendo na equipe de cada um jornalistas estagiários e/ou diplomados. Estes dois últimos fatores (conceito central e análise crítica) são os motivos que explicam o sucesso de público (no entanto, a publicidade é um apoio importante).

Os links que recebemos de outros sítios são fonte de visitas numerosas, especialmente: Twitter de leitores, blogues de seguidores (veja uma lista) e o portal ClicRBS Pelotas, que já nos mencionou mais de uma vez. Essas menções são significativas, pois não é comum que um sítio jornalístico se vincule a empreendimentos análogos, a não ser em caso de parcerias.

Como é comum na internet, temos leitores de diversos países, com predomínio de 91% do Brasil, notadamente gaúchos. Portugal contribui com 3% dos acessos do blogue, Estados Unidos 2% e o resto se distribui entre países europeus e sul-americanos. Por sua parte, os seguidores públicos (no Blogger) são somente brasileiros e os comentaristas são basicamente pelotenses ou pessoas que moraram aqui.

Além de analisar a vida e a história de Pelotas e de mostrar nosso lado glorioso e também o penoso (v. fotos), a finalidade do blogue é movimentar o ambiente cultural, coisa que atualmente nem a imprensa nem os governos considerando sua função. Para isso foram introduzidas, na coluna da direita, duas agendas (Google calendars) e uma lista de rádios locais, de modo a informar e motivar os leitores pelotenses, que são o objeto direto do blogue. Para melhor cobrir essa agenda, precisaremos de mais colaboradores e mais informantes, meta definida para os próximos anos.
Fotos: P. Ramalho (1) e F. A. Vidal (2)

4 comentários:

tkau disse...

Realmente o que falta no blog é uma propaganda maior porque o conteúdo sempre foi muito bom.
Além disso, vocês contam as visualizações por RSS/Feed? É que na verdade eu só entrei realmente no site 2x, a primeira quando o descobri pela pesquisa no Google Reader e agora para comentar.

De qualquer forma e espero que o site cresça ainda mais e que sempre traga assuntos interessantes, algo bem difícil de se ver por ai (cansado de ler assuntos antigos no DP e matérias repetidas no ClicRBS).

Francisco Antônio Vidal disse...

A publicidade "real" é pelos cartões e adesivos (solicite, grátis). Os leitores fazem a divulgação virtual, pelos meios da internet.

Somente se contam as visualizações diretas dentro do site (não há registro de quem recebe os feeds; somente dos seguidores públicos).
Mas as vantagens de entrar no blogue são:
- ler e escrever comentários
- pesquisar entre os 750 posts
- ler as agendas culturais
- acessar as rádios ao vivo

Seus comentários e sugestões são bem-vindos e contribuirão a melhorar o blogue.

Anônimo disse...

Oi, Francisco! Parabéns! São dois anos de muita contribuição à cultura não só de Pelotas, mas também, por vezes, de regiões vizinhas. Com textos bem escritos, de maneira leve, mas elaborados seriamente, despertas nossa sensibilidade às vezes para pequenos detalhes de nossa cidade. O blog ainda tem um ponto alto: a publicação de matérias variadas ligadas à arte e à cultura!
Vida longa e de qualidade!
Bj, Tê!

Anônimo disse...

Meu caro Francisco, o blogue está caminhando bem. Eu uso uma frase -sempre a mesma - para quem está começando um emprendimento: TENHA PERSISTÊNCIA! Este é segredo de tudo.Gosto de ler as matéiais culturais do teu espaço. De uma maneira geral são muito bem expostos.Parabéns por estes dois anos de publicação.PER-SIS-TÊN-CIA. Quem assim se comprta chega lá!Abraços.Cordialmente Rubens Amador.