domingo, 27 de março de 2011

Exposição póstuma de Marlei Amaral

Após um mês em reformas, o Corredor Arte do Hospital da FAU-UFPel retomou as atividades, em 17 de fevereiro passado. A mostra comemorativa aos 10 anos do espaço, em setembro de 2010 (leia o anúncio), permitiu arrecadar um valor que financiou melhorias como pintura das paredes e compra de materiais novos.
A reestreia do Corredor foi com uma homenagem a Marlei Amaral de Oliveira, artista falecida em 2009 (abaixo, em foto antiga). Seu esposo reuniu 29 obras e propôs realizar esta exposição, que além de uma forma de despedida é também a oportunidade final para o público acompanhar e adquirir seus trabalhos (disponíveis agora na vidraçaria Sastre, Rua General Osório 879).
Em mais de 30 anos de dedicação à pintura e estudando diversas técnicas, Marlei teve aulas com os artistas Túlio Oliver e Paulo Oliveira, mas mesmo assim se considerava uma autodidata. No Corredor Arte já havia exposto em três ocasiões: individualmente em março de 2006 e maio de 2007, e em dupla com a amiga Nely Affonso Rodeghiero em fevereiro de 2009.
A artista também participou em concursos de pintura, e gostava de expor e de compartilhar conhecimentos dando aulas em sua residência. Para isso tinha o apoio e incentivo da família (esposo e filha). Mas foi depois do casamento que ela se dedicou completamente a sua paixão pelas artes plásticas. Em 2006 ela declarou:
— Desde criança gosto de estar envolvida com tintas, e tudo que se relaciona à Arte. Talvez tenha recebido de herança essa ligação através de dois tios pintores.
Como ela trazia esse interesse desde a infância, ela achava que todos têm seu lado artístico, que precisa ser aprimorado e valorizado. Em 2009, ela afirmou:
— As pessoas não podem perder o gosto pela vida por terem chegado a uma certa idade. Devem encontrar alguma maneira de se sentirem úteis e manter a alegria de viver.
Consciente da importância de seu dom, Marlei disse que pintar significava, para ela, "viajar no universo da natureza, dar vida ao belo através das nuances da natureza que Deus criou".
— Procuro inserir sentimento em cada obra. Perfeita, só a obra do nosso criador, que criou a Vida com um sopro. Tento pintar usando o dom que Ele me deu.
Além da preferência por pintar paisagens e flores, apreciamos bem sua filosofia de vida e seu estilo cuidadoso nos detalhes de uma cidadezinha rural (dir.).
Imagens: Corredor Arte

Nenhum comentário: