terça-feira, 8 de março de 2011

Filosofia e Religião, ciclo de filmes até dezembro

Esta sexta-feira (11), o Departamento de Filosofia da UFPel retoma o debate de filmes, com o II Ciclo de Cinema: “A Filosofia e o Cinema Religioso”.

No ano passado, o professor Luís Rubira criou este projeto de extensão e coordenou a discussão de 28 filmes sobre questões políticas e históricas. A atividade é formalmente educativa e lúdica, e no conteúdo analisa a realidade social com os prismas da Filosofia.

Para 2011, o projeto propõe um aumento na intensidade e uma variação no tema: 40 filmes de arte serão analisados, tendo agora o fio condutor da religião, um assunto cheio de conflitos e de conotações metafísicas, sociais e emocionais.

Rubira escolheu as obras para debate e escreveu sinopses para orientação do público. Como nossa civilização tem forte influência do cristianismo, esta religião é a mais presente no ciclo, mas outras tradições e pensamentos também serão tratados.

A polêmica começa, nada menos, com "A Última Tentação de Cristo", de Martin Scorsese (1988), com roteiro de Paul Schrader baseado no livro de Nikos Kazantzakis (1951). Willem Dafoe faz o papel de Jesus, Harvey Keitel é Judas, e Pilatos é personificado pelo cantor inglês David Bowie. A trilha sonora é de Peter Gabriel. Duração de 2h e 45min.

Na época, a Igreja Católica repudiou estas obras, por não seguirem os textos bíblicos, mas o problema central (como nos demais filmes de Scorsese, católico por formação) é a dificuldade de redenção dos homens como indivíduos, tendo como ponto de partida o fracasso, o sofrimento e a impotência. Livro e filme tratam livremente desse conflito espiritual, especulando sobre os traços e as opções de Jesus como ser humano.

As sessões do II Ciclo de Cinema e Filosofia serão realizadas toda sexta-feira, às 20h, no Centro de Integração do MERCOSUL, da UFPel (Andrade Neves esquina Lobo da Costa). Solicitar senha gratuita na portaria.

2 comentários:

FRANCISCO CARLOS COUTO DE MORAES disse...

É uma iniciativa muito interessante, como já foi a anterior. O folheto da programação ainda não estava impresso, mas vi a lista no DIÁRIO POPULAR. É excelente, com o que os anglicanos chamam de "broadness" (segundo um livro católico sobre o anglicanismo, que li há quase cinquenta anos). Até por isso, dá para fazer um novo ciclo sobre o mesmo tema (há uma produção internacional do Mahabharata, por exemplo, que vi na TV, mas talvez seja difícil conseguir). Estão programados alguns dos meus filmes de culto religioso, como "A Religiosa", do Jacques Rivette, "O Estranho Caminho de Santiago" ("Via-Láctea"), do Buñuel, "O Evangelho Segundo São Mateus", o super-clássico do Pasolini. Talvez o "Capital" (não vou fazer um trocadilho groucho-marxista) pudesse publicar a programação, quando o folheto for impresso.

Francisco Antônio Vidal disse...

A agenda cultural de espetáculos do blogue terá, desde este domingo, a programação. Bastará ver o anúncio em cada sexta do ano, às 20h, até dezembro. Não será preciso esperar a impressão do folheto.
O filme de Pasolini (que era comunista) é tido pelos cristãos como mais natural e aproximado à pessoa de Cristo que os próprios filmes bíblicos oficiais. Foi feito em preto e branco, com atores populares, o que o faz parecer um documentário (e não uma armação fictícia, como outros).

A lista tb saiu no Diário da Manhã.