terça-feira, 15 de março de 2011

Graffiti, a linguagem da rua

Felipe Povo, formado em Artes Visuais pela UFPel, e Júnior Asnoum, aluno do mesmo curso, trabalham desde 2002 com graffiti nas ruas de Pelotas, e por primeira vez trazem suas criações para dentro de uma galeria de arte.
A mostra “Expo Lá da Rua, a linguagem da rua dentro da galeria” mostrará os processos criativos da dupla, desde o desenho, a fotografia, a pintura até chegar ao graffiti.
O olho de Júnior (esq.) é uma figura que sugere movimento e tridimensionalidade, fatores inesperados numa pintura de rua. Junto ao bom-humor, a técnica gera um tipo de impacto visual que tem sido usado com sucesso na publicidade.
A criação contrasta de tal forma com os rabiscos na mesma parede, que se requer a diferenciação dos dois tipos de graffiti. Ambos são feitos na rua, sob o signo do protesto social, mas a pichação de grafismos rígidos se limita a demarcar o território do autor, enquanto a grafitagem artística busca pôr cores e vida onde se vê abandono e deterioração.

A exposição inaugura-se hoje (15), às 19h, no Espaço Ágape (Anchieta 4480, fones 3028 4480 e 8416 6762), e ficará aberta para visitação até o dia 1 de abril.
Imagem: Espaço Agape

Nenhum comentário: