domingo, 20 de março de 2011

Palhaço Bolaxa é 100

Às 17h de hoje domingo (20), no Piquenique Cultural a ser realizado na Praça Cel Pedro Osório, o ator Lóri Nelson comemora a centésima atuação do Palhaço Bolaxa em dois anos e meio do espetáculo "O Petit do Palhaço". O número 100 é um recorde positivo entre os grupos de teatro popular, significando quase a média de uma representação por semana.
O projeto de teatro de rua "Palhaço Bolaxa, um contador de histórias" pertence à Companhia Teatro do Sol, grupo sediado no balneário do Cassino. Na teoria e no método inspira-se também em elementos do russo stanislavskyano Eugênio Kusnet (1898-1975) e do artista e pesquisador brasileiro Luís Burnier (1956-1995)
Com apenas vestuário e acessórios, o personagem conta em 30 minutos uma história inspirada no Pequeno Príncipe (Le Petit Prince), o famoso livro infanto-juvenil que em 1943, em plena Guerra Mundial, deixou um testemunho em prol da paz e do amor.
Diz Lóri Nelson que o Bolaxa inventa variações a seu modo sobre o Petit, selecionando trechos que lhe interessam, sem contar a história original. Propõe assim criar curiosidade e estimular a leitura do livro de Antoine de Saint-Exupéry.
As fotos desta nota, divulgadas pelo Teatro do Sol, foram tomadas na Praça da República (cidade de São Paulo), durante uma das apresentações do "Petit do Palhaço", em 19 de fevereiro passado. Durante esse mês, Lóri Nelson realizou o Tour São Paulo 2011, pelas ruas da capital e do interior desse Estado, e participou de um curso com o mestre Ricardo Puccetti ("O Palhaço e o sentido cômico do corpo").
Lóri Nelson Nogueira Dias se define no Facebook como um ator pesquisador, que criou um personagem (o Bolaxa) que é um palhaço que conta histórias. Outros personagens dele têm aparecido nas produções da Moviola Filmes. "Lori Nelson" foi o pseudônimo de Dixie Kay Nelson, atriz norte-americana nascida em 1933, cujos filmes tiveram maior notoriedade nos anos 50, década em que Lóri nasceu.

Nenhum comentário: