sábado, 5 de março de 2011

A rebeldia estética do graffiti

O termo italiano graffiti (traduzível como "rabiscos") aplica-se à escrita em paredes, inclusive a que existia na Antiguidade, e ganhou força nas grandes cidades modernas com o uso da pintura no espaço público para finalidades políticas e de intervenção urbana.

Para referir-se a este modo de expressão, o idioma inglês usa o termo italiano, enquanto o italiano optou pelo hibridismo inglês graffiti writing, incluindo no mesmo termo a escrita rabiscada e o desenho colorido. Em português, temos um nome para cada um: veja o que a Wikipédia registra sobre o grafite (grafitagem urbana) e a pichação (mais associada a vandalismo).

Quando se aportuguesou graffiti para "grafite", esta palavra assim ganhou novo significado (além de "mineral de carvão"). Existe a opção de diferenciar entre grafita (substância para escrever) e grafito (escrita em paredes).

Manoel Soares Magalhães escreveu, em outubro passado, um artigo sobre este tema no Amigos de Pelotas (leia os comentários), diferenciando entre pichação e grafito, e admitindo semelhanças entre ambas formas. Há uma semana, aqui no blogue, iniciou-se uma discussão entre leitores, sobre a nota Entre a arte e o vandalismo. Veja abaixo a crônica de Manoel e siga o debate nos comentários.

Grafitagem no muro abandonado da rua Tiradentes, esquina Gonçalves Chaves

Grafite, o grito mudo da arte rebelde

Muito utilizado no bairro Bronx, em Nova Iorque nos anos sessenta, e na movimentação estudantil francesa, em 1968, o grafite incorporou-se definitivamente ao modus vivendi contemporâneo. Impossível andar-se hoje pelas ruas das médias e grandes cidades sem o contato com essa forma de expressão, que muitas pessoas ainda confundem com pichação.

A pichação tem por objetivo agredir o patrimônio público, utilizando-se da grafia para isso. O grafite, por outro lado, prescinde deste expediente, preferindo formas e cores inusitadas, interferindo no espaço público com criatividade.

Quer gostemos ou não, o grafite veio para ficar, oferecendo à realidade perspectivas diferenciadas e ousadas, levando-nos a encarar o espaço urbano com olhos de ver. Negar-se a tal exercício é fechar a porta para o diferente, simplesmente porque o diferente nos inquieta. No diferente está a oportunidade de mudar, escolher novos rumos, horizontes menos preconceituosos.

O grafite, portanto, interfere na paisagem urbana, influenciando de forma decisiva o comportamento social. Poder-se-ia dizer que é espécie de grito explodindo na garganta do artista em forma de cores e traços ousados, cujo eco reverbera pela cidade, na intenção de arrancar o povo do lugar-comum. Ninguém passa indiferente pelas obras de arte, autênticas instalações cuja intenção é colorir as “zonas mortas” das cidades, entregues ao abandono, servindo, inclusive, de lixões a céu aberto.

A aceitação a este movimento estético é tão surpreendente, a ponto de haver grafites enfeitando vitrines, servindo igualmente como cenário em desfiles de moda. É a absorção da rebeldia como caminho, incentivando o consumo. Os empresários do ramo deram-se conta de que o grafite é um nicho promissor, proporcionando aos jovens a possibilidade de incorporá-lo sem medo de represálias.

Ocorre que os grafites não refletem apenas o inconformismo, a insatisfação dos artistas diante do status quo, mas querem, igualmente, manifestar as riquezas do espírito jovem, suas angústias e apreensões, cujos traços exageradamente coloridos – ou num preto-e-branco muitas vezes agressivo, revelam os signos da liberdade de expressão, interpretado erroneamente como a arte da demonização.

O que anteriormente era visto tão somente nos assépticos ambientes das galerias, hoje se encontra não só nas zonas mortas das cidades, mas, também, na geografia nobre dos grandes centros urbanos, provando a força de uma estética que ainda é profundamente criminalizada. Grafite não é pichação, mas arte da melhor qualidade, que não visa mostrar levianamente as feridas da cidade, mas, sim, cicatrizá-las com criatividade e ousadia.

Aqui em Pelotas, por exemplo, quem se dispuser a caminhar pela zona do Porto, onde há prédios abandonados – antigos armazéns, engenhos etc., praticamente em ruínas – vai se deparar com centenas de grafites, muitos desses com possibilidade de fazer bonito em bienais de arte, inclusive em São Paulo.

A miséria e o abandono do lugar modificam-se mercê de uma iconografia que surpreende, extasia e eleva. Em algumas obras há necessidade de parar e refletir, tamanha é a força do simbolismo que encerram, desafiando nossa capacidade de interpretação. O olhar curioso e sem preconceitos acaba encontrando, misturada à profusão de cores e traços irreverentes, a chave para o entendimento da contemporaneidade.

O que parece esquizofrênico e sem sentido, revela-se, de súbito, capaz de traduzir as sensações do ser humano em toda a sua complexidade. Meio às ruínas daquilo que um dia teve solidez, a fragilidade do grafite impõe-se soberano, refletindo nosso tempo, dizendo-nos que não adianta correr para vencer o relógio.

A arte revolucionária dos muros pede calma e reflexão. O mutismo, à base de tintas e reboco velho que se esfarela, grita no silêncio das manhãs e no sossego das tardes. Existe para ser ouvido e visto por quem não tem pressa de chegar. Aliás, não tem pressa para nada. Viver é o suficiente. Ou deveria ser.

Manoel Soares Magalhães


Veja o documentário No Muro, parte 1 e parte 2, realizado em 2010 por estudantes do 2º semestre de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
Imagens: F. A. Vidal

9 comentários:

Anônimo disse...

Bem, quem desejava a manifestação de Manoel, ei-la com brilho, inteligência e sensibilidade. Texto ótimo refletindo o movimento em toda sua amplidão e magnitude. Parabéns ao autor do artigo e, também, parabéns ao Francisco por trazer à tona assunto tão pertinente.

Sussara Freitas

Anônimo disse...

Boa argumentação, Manoel, mas não me convence. Pra mim esses caras que pintam os muros deveriam fazer coisas mais úteis. Sem essa!

Anônimo disse...

Gostei muito do escrito de Manoel. Foi preciso, disse tudo com muita capacidade. É preciso compreender o que é graffiti, como define o termo italiano, sobre o qual basicamente Manoel se expressou.Acho que este tipo de graffiti, o único aceitável, o que embeleza, enriquece e dá um refresco para a vista, é o que Manoel desejou enfatizar. Parabéns pelo belo trabalho sobre assunto que domina hoje as grandes cidades do mundo quando criados com um sentido de harmonia e beleza. Parab´´ens Manoel, o texto está perfeito. Abraços, Rubens Amador.

Anônimo disse...

Visão de poeta, sem dúvida. Aliás, os poetas nos ajudam a enxergar o mundo através de uma ótica diferente. Magalhães tem essa capacidade. A grande maioria de seus textos, publicados no Amigos, tem a virtude do saber olhar. Bom demais reencontrar essa poética revolucionária. Parabéns ao Francisco Vidal por promover esta discussão.

Eunice

maria tereza disse...

....lindo seu artigo...concordo a 100% k pintura de mural e "grito mudo de arte rebelde"!!!bjs de portugal

Anônimo disse...

O que os grafiteiros - e pichadores fazem é reprisar o que o homem primitivo fazia. "Pintava" cavernas e rochas - expressão rupestre, contando histórias de caças, ritos riligiosos e etc. Hoje a preocupação é protestar. Acho válido. Excelente texto e o nível dos debatedores esta se elevando. Parabéns ao dono do blog e ao escritor que, graças a seu comentários, suscitou tanta polêmica.

Sandra

Anônimo disse...

O texto de Manoel é tão colorido quanto os grafites que ilustram o texto. Diria mais: é um sopro de vitalidade a uma Pelotas que se esforça para ficar no passado. Parabéns

Anônimo disse...

Um autor perfeitamente afinado com seu tempo. Aplausos.

Carmen Garrez disse...

Sou totalmente a favor da arte do Grafite .
Em todas as caminhadas que dou pelas ruas de Pelotas, nunca vi uma fachada pintada pelos grafiteiros que usam somente muros e espaços de casas abandonadas, principalmente na zona do Porto. Em contrapartida, vejo muitas pichações em fachadas de casas e muros, principalmente quando são recém pintados, o que configura a depredação do patromônio privado e público .