quinta-feira, 21 de abril de 2011

No trânsito todo cuidado é pouco

O Diário Popular – edição impressa de hoje (21) – informa de três acidentes de trânsito muito semelhantes, ocorridos em Pelotas nos últimos 30 dias: carros que caem em canaletes devido a falhas humanas.
Ontem um Palio caiu no canal do Pepino (esq.), em 23 de março o mesmo ocorreu com um Opala na Avenida República do Líbano, e dois dias depois outro carro foi dar no canal, nas proximidades do Foro.
Há quem culpe as pedras, os engenheiros de trânsito e até mesmo o simples acaso, mas é inegável que nestas caídas o choque é sempre entre a imperícia humana e o imenso buraco aberto à beira do caminho. Certas fatalidades não podemos evitar, mas elas acontecem com mais frequência quando a velocidade é alta, a visibilidade é baixa e os reflexos, vagarosos.
O tipo de acidente ocorre tipicamente em nossa cidade cerca de uma vez por ano, em relação com a falta de cuidado dos motoristas, que saem da via por manobras mal feitas ou até para evitar batidas piores com outros veículos. Na maioria destas situações ninguém morre.
No entanto, a má preparação dos condutores, nervosismo ou agressividade já causaram e seguirão causando graves perdas humanas, que as famílias choram pelo resto de suas vidas. Por isso sempre é pouco pedir a quem vai ao Laranjal cada dia: pare de abusar de sua boa estrela e pare de confiar em seu falso poder ao volante. Respeite os sinais, respeite os outros motoristas e respeite-se a si mesmo.
Mas se assim mesmo Deus o chamar, que Ele o tenha para sempre.
Foto: Marcel Ávila (DP)

Nenhum comentário: