segunda-feira, 16 de maio de 2011

Carla Menezes, um olhar amoroso sobre a natureza

Carla Poggetti Menezes expôs nove de seus óleos na recente homenagem ao Dia Internacional da Mulher organizada pela UVEL Pelotas (leia o post). Com essa mostra, ela foi a primeira artista a apresentar-se nesse evento, que em 2011 teve sua terceira edição.

Carla é gaúcha, profissional da área da publicidade, e chegou a Pelotas há poucos meses, proveniente dos Estados Unidos, onde morava com seu esposo, o paulista Norberto Ikeda.
As borboletas estão na maioria da produção desta artista, por inspiração que nasceu no Estado da Flórida, onde ela morou alguns anos. Em Coconut Creek, cidade conhecida como a "capital mundial das borboletas", encontra-se o Butterfly World, aviário com 5 mil borboletas vivas, de 80 espécies.
A motivação começou há uns seis anos, ao receber materiais de pintura deixados por sua avó ao falecer. Nunca antes disso havia tomado pincéis e tintas. Bisnagas e espátula herdadas catalisaram a força genética, e pareceram fluir os talentos.
Sem qualquer professor externo nem métodos formais, foi absorvendo dicas esparsas, como o uso preferente das cores primárias. Nesse primeiro impulso, a artista autodidata optou por reproduzir ideias alheias e fotografias tomadas de livros e da internet. Uma das primeiras imagens foi o Gato Azul (dir.).
Carla passou a trabalhar a múltipla riqueza das borboletas, deixando-se levar pelo autoexigente desejo de copiar o detalhismo fotográfico. Aproveitou a simplicidade e popularidade do tema tendo em vista também a divulgação científica e a educação sobre a natureza, linhas muito apreciadas por professores em geral e pelas crianças.
Hoje ela tem esta primeira exposição em seu incipiente currículo, após ter pintado várias dezenas de obras, que foram presenteadas aos familiares.

Algumas delas estão no seu orkut (Carla Menezes - Minhas Telas) e em sua página do Flickr.
No primeiro desses quadros, guardado com especial carinho, a inspiração foi assumidamente romântica. No início de namoro com seu atual marido, os dois celebraram com vinho tinto e guardaram o rótulo. Para eternizar o momento, ela fez uma pintura que mostra a garrafa e os copos do vinho, um vazio e outro meio cheio (dir.).
O rótulo foi incluído na pintura e ali segue até hoje, intacto, num entorno vermelho que a paixão e o líquido parecem ter inundado. Tal é o olhar amoroso de Carla Menezes sobre a natureza que circunda o ser humano, olhar que também inunda o espectador de suas pinturas.
Fotos de de C. Menezes (2) e F. A. Vidal (1, 3)

12 comentários:

Alcena C V C disse...

Amo borboletas,parabéns Carla!
bjsss

Vanessa Duarte disse...

Parabéns Carla!!! Lindos mesmo! Seu trabalho é fantástico!

Lia Rosabel disse...

Parabéns à Carla pelas obras amorosas, que são como ela, uma pessoa perfeccionista, delicada e amorosa. Parabéns a quem escreveu a matéria! Ficou muito bem feita!

disse...

parabens pelo reconhecimento mae! agradeço as palavras do critico, que de uma forma especial descreveram o teu amor pela natureza e pela pintura!

Morgana disse...

Parabéns, amadíssima!!!!
Já te disse e repito: adoro a luz das tuas telas.
Beijo grande, com amor.

Anônimo disse...

Retribuo todo carinho recebido.
Obrigada de coracao.
Carla Menezes

Anônimo disse...

Mãe, parabéns!! Tu merece esse reconhecimento todo.. Tua obra é maravilhosa e teu talento único. Te amo! Beijos

rachel fogassa disse...

Parabens Carla,vc merece este reconhecimento da critica,bjos

Anônimo disse...

Rachel querida, ate' ai' nos EUA eu cheguei, rs... obrigada irma, saudades do hemisferio norte. bjo grande
Carla Menezes

Anônimo disse...

Carla querida, PARABÉNS!

Fiquei encantada com tua iniciativa, teus quadros são MUITO LINDOS! Te desejo todo o sucesso do mundo!

Felicidades e meu carinhoso abraço

Neura Clara

Norberto Ikeda disse...

Querida artista, amiga e esposa. Fazer parte da historia da tua arte, ter tido o privilegio de te-la levado ao Butterfly World e testemunhar o nascimento de criacoes maravilhosas surgirem destas maos tao delicadas, e' de valor imensuravel. Parabens! Me orgulho de vc. Beto

Unknown disse...

Boa tarde carla.por acaso você e filha de Jorge e dona dalva