sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fotos de um amor edipiano

Durante o mês de junho, o Espaço Arte Chico Madrid mostra uma série de nus artísticos denominada “Complexo de Édipo”, do fotógrafo Murilo Paulsen (v. fotos no Flickr).

A sala de exposições da Sociedade Sigmund Freud reúne vinte imagens sugestivas do erotismo entre um homem jovem e uma mulher com idade para ser sua mãe. Sensível ao psiquismo, o fotógrafo mostra os dois "solteiros" - cada um com sua personalidade - e o casal em encontro.

A tragédia grega do Rei Édipo é o mito em que Freud se inspirou para batizar o sentimento do filho homem que se apaixona pela própria mãe e mata o próprio pai. Segundo a psicanálise, o menino precisa da morte do modelo paterno, no nível simbólico, para evoluir na direção da autenticidade e constituir-se como adulto.

Em sua primeira mostra conceitual, Murilo Paulsen usa o preto-e-branco para remarcar os contrastes ao máximo. A confrontação de luz e sombra realça a profunda diferença entre o mundo jovem e o maduro, e o dramatismo da relação entre homem e mulher, às vezes angustiante e inalcançável, às vezes fonte de prazer supremo. Sempre idealizada, nem sempre realizada.
Foto: M. Paulsen

Nenhum comentário: