terça-feira, 26 de julho de 2011

Impressões sobre velhas árvores

Em junho passado, esteve em exposição na Sala Antônio Caringi, da SECULT, a série de trabalhos "Impressões e imagens orgânicas".

Doze artistas do Ateliê Giane Casaretto se inspiraram nas espécies nativas de nossa região e na importância de preservar esse frágil universo, tão exposto às ásperas ações humanas. As pintoras observaram troncos, folhas, cascas e fragmentos de plantas, sensibilizando-se com esses desenhos da natureza.

As formas que ficaram no interior e na superfície das velhas árvores testemunham impressões do que aconteceu, em total silêncio, ao longo dos anos.

Segundo as artistas, há grande semelhança com os relatos que homens e mulheres fazem, no fim da vida, sobre como foram suas próprias histórias.

Greice Brod graficou um corte de tronco (esq.) e um detalhe de folhas (dir.). Em fortes linhas e cores contrastantes, as duas imagens mostram, com sentido realista, a intensidade da vida vegetal, tão esquecida pela vida moderna.

Ao mesmo tempo que descrevem detalhes parciais das árvores, as pinturas sugerem a presença de uma vitalidade superior que cria e sustenta a flora do planeta. Sem traços de pessimismo, as obras valorizam a força e a beleza dessa vida, digna de admiração e preservação.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: