sábado, 6 de agosto de 2011

Memórias da Tradição, em Bagé

A artista plástica pelotense Maria Lúcia Drummond, já apresentada aqui no blogue, está expondo a série de quadros "Memórias da Tradição", dentro da temática nativista que vem desenvolvendo há alguns anos. A mostra se encontra na Casa de Cultura Pedro Wayne, na cidade de Bagé.

Após vários anos de formação no Ateliê Giane Casaretto, Maria Lúcia vem mostrando seus trabalhos em Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre e cidades uruguaias. Selecionada por edital da Secretaria de Cultura de Bagé, nesta ocasião ela reúne 15 pinturas em pastel seco, abordando conteúdos da vida campeira, como as vestimentas, costumes e objetos de casas rurais gaúchas.

Em "Domador" (acima), imagem utilizada no convite para a exposição, a artista evoca com extrema delicadeza visual a doma de cavalos, que é, em contraste, um exemplo das mais duras atividades típicas do ambiente rural. O couro rachado e as esporas desgastadas sugerem que muita violência ali já se desempenhou e, não obstante, o homem rude deve ter conseguido contribuir à construção de uma comunidade mais pacífica e próspera.

A vernissagem realizou-se na sexta-feira 29 de julho, com presença da diretora da Casa, Carmem Lúcia Barros, e de Sapiran Coutinho de Brito, Secretário Municipal de Cultura (dir.).

A exposição se inclui dentro das festividades dos 200 Anos de Bagé, comemorados em 17 de julho de 2011. A Casa Pedro Wayne está aberta das 13h às 18h30 (Av. Sete de Setembro 1001) e esta mostra pode ser visitada até a quarta-feira 17 de agosto.
Imagens: F. A. Vidal (1) e M. L. Drummond

Nenhum comentário: