segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Olhos de Lata e a fotografia artesanal

Uma das contribuições mais interessantes do Festival de Inverno de Pelotas 2012 é a do grupo de pesquisa em fotografia Olhos de Lata, formado por Juliana Charnaud, Luisa Planella e Graziele Gomes.

Nesta fase de lançamento, elas programaram três atividades (veja detalhes no blogue do Festival): uma mesa-redonda (8 de agosto, 15h), uma oficina de Fotografia na Lata (9 de agosto, 14h) e uma oficina de Pintura com Luz (10 de agosto, 16h).

A Fotografia na Lata ou Câmera Pinhole (do inglês pin hole, furo de alfinete, pronunciado pin-hôul) é uma técnica de fotografia artesanal, que usa o fenômeno natural chamado Princípio da Câmara Escura, sem uso de lente nem interferência de processos digitais ou analógicos.

Uma lata ou recipiente qualquer pode transformar-se numa câmara escura, desde que possa ser totalmente isolado da luz externa, exceto por um pequeno furinho. A luz que entrar pelo orifício projetará uma imagem da paisagem externa (dir.).

Esta oficina será dada a 12 pessoas, a R$ 25 cada inscrição, na Casa do Trabalhador (Santa Cruz 2454). Os participantes receberão papéis fotográficos e produtos químicos para revelação.

Na Pintura com Luz (Light Painting), a técnica de fotografar em baixa velocidade permite desenhar com qualquer fonte luminosa. Trabalha-se a velocidade do obturador e a abertura do diafragma.

Na oficina de Light Painting, os alunos devem levar câmera para fotografar e alguma fonte de luz, como lanternas ou velas.

São apenas 12 vagas e a participação custa R$ 15. Local: Biblioteca da SMED (Andrade Neves 2282). Inscrições: pelo sítio do Grupo Olhos de Lata e fones (53) 8435 9240 e 8434 4505.
Fotos: divulgação

Nenhum comentário: