domingo, 28 de agosto de 2011

Piano Presente, para difundir a música brasileira

A pianista Joana Cunha de Holanda, doutora em Música pela UFRGS e professora no Conservatório de Música da UFPel, desenvolve um projeto pioneiro de divulgação de música para piano, composta no século XXI por autores brasileiros. No vídeo acima ela explica os objetivos do "Piano Presente", um CD a ser lançado proximamente.

A maioria das obras (90%) ainda não foi gravada em disco, apesar de já ter sido estreada, muitas vezes pela própria Joana, em salas de concerto no Brasil e no exterior. O CD reúne compositores de várias gerações e regiões. A partir do mais jovem: Marcílio Onofre (João Pessoa, 1982), Bruno Ruviaro (São Paulo, 1976), Tatiana Catanzaro (1976), Rogério Constante (Porto Alegre, 1974), Alexandre Lunsqui (São Paulo, 1969), Rogério Vasconcelos Barbosa (1963) e Marisa Rezende (Rio de Janeiro, 1944), esta última com verbete na Wikipedia.

Os recitais de lançamento do Piano Presente serão gratuitos, com o disco à venda, e quem apoiar financeiramente o projeto (até 18 de setembro) terá direito a diversos graus de retribuição. Veja como colaborar (doações desde R$ 10).

Nenhum comentário: