terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Trio Universos e um computador de câmara

O Trio Universos, formado por Daniel Murray (violão), Giuliana Audrá (flauta) e Sergio Kafejian (violão e computador), apresenta-se por primeira vez em nossa cidade na próxima segunda-feira (3). O grupo formou-se em São Paulo há três anos e se encontra, desde a semana passada, em sua primeira turnê nacional, por 12 cidades, incluindo três gaúchas (Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas).

O Trio realiza recitais de música eletroacústica (com instrumentos acústicos e sons gerados num computador) no gênero da Improvisação Livre. Nesse tipo de trabalho, cada músico compõe e estreia a execução de sua obra, ao mesmo tempo em que a ouve em condição de público, pois o som do conjunto é amplificado na sala de concerto. A experiência de um concerto neste gênero é sempre um momento único e sem repetição, o que recorda a essência do tempo e do fato musical.

Além da improvisação com instrumentos eletrônicos e acústicos, os músicos do Trio Universos desenvolvem pesquisa em nível de mestrado e doutorado. Eles criam timbres e sonoridades próprias, mediante instrumentos modificados especialmente para seu trabalho.

O concerto e palestra-laboratório será no Conservatório de Música às 19h. A modo de entrada, solicita-se levar uma doação de material de limpeza ou higiene, que será doado a instituições locais. No vídeo abaixo, uma experiência com desenho de luz (light painting) e o fundo musical do Trio Universos.


Nenhum comentário: