segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pianista Irene Porzio

Amanhã terça (13), a pianista uruguaia Irene Porzio Zavala se apresentará por primeira vez em Pelotas, no Conservatório de Música. O programa inclui duas obras: a Sonata Pastoral, em Ré Maior, opus 28, de Beethoven, e as Sete Fantasias opus 116, de Brahms.

Irene Porzio começou os estudos musicais aos 7 anos de idade, em Montevidéu. Estudou piano com Elida Gencarelli e Miguel Marozzina, na Universidad de la República. Em 2007 mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde concluiu o bacharelado em piano na UFMG, orientada pelo professor Adalmário Pacheco.

Hoje com 25 anos, Irene cursa o mestrado em Práticas Interpretativas na UFRGS, sob a orientação de Cristina Capparelli Gerling. De variados talentos musicais, integra um duo com a flautista Virginia Amaral, canta como contralto em formações corais, ensina música nos níveis da educação fundamental e leciona piano na UFMG.

Aprecie duas versões do movimento Andante da Sonata Pastoral de Beethoven: com o norte-americano Christopher Goodpasture (abaixo) e com o incomparável Claudio Arrau (1903-1991), em gravação de 1962 (acesse aqui).


Nenhum comentário: