domingo, 2 de outubro de 2011

Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas

O Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPel) busca preservar a história do município e levar o conhecimento à comunidade. Seus principais objetivos são conservar a memória étnico-cultural da Zona Sul e desenvolver pesquisas genealógicas e geográficas que revelem fatos marcantes no desenvolvimento da cidade.

Maria Roselaine Santos, atual presidente, informa que o IHGPel foi criado em julho de 1982 por um grupo de pessoas que identificou a necessidade de preservar a documentação da história de Pelotas. O instituto recebe o material por doações e o orçamento provém de 60 associados.

O local (esq.) abriga 80 anos da história de Pelotas, em 4 tipos de acervo: biblioteca, hemeroteca, arquivo histórico e núcleo de genealogia. Há 1500 documentos originais da Câmara Municipal e cinco mil livros que retratam a história da cidade, alguns da época imperial (1822-1889), quando o município investia no patrimônio arquitetônico e na expansão das artes.

A sede do IHGPel recebe visitas de pesquisadores, com agendamento de segunda a sexta (13:30 -17:30), fone (53) 3227 9009 ou na Casa dos Conselhos, Rua Três de Maio, 1060.
Texto tomado da nota IHGPel resgata memória da cidade (17-5-11)
Foto de Marcel Ávila (DP)

Um comentário:

Anônimo disse...

O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PELOTAS DEVE SER VISITADO PARA QUE CONHEÇAM SEU MARAVILHOSO ACÊRVO QUASE DESCONHECIDO, TRABALHADO COM A PRESENÇA DE PESSOAS VOLUNTARIAS DEDICADAS Â SUA PRESERVAÇÃO E SENDO APOIADO EM VARIOS TRABALHOS PELA CAIXA ECONOMICA FEDERAL E UNIVERSIDADES DE PELOTAS COM SUA DIGITALIZAÇÃO E EDIÇÃO DE PRIMOROSAS MATERIAS.
MARIA DE LOURDES POETSCH