sábado, 29 de outubro de 2011

Mosaicos de Janice Doerr

Em julho passado, Janice Doerr expôs 18 obras na Galeria de Arte da UCPel (acima). A artista especializa-se na técnica de mosaico, e confecciona quadros, relógios, espelhos, mesas e outros utilitários (veja fotos em seu sítio).

O título da mostra ("Mosaico e Vida") foi escolhido pela artista para referir-se a si mesma, seus sentimentos e experiências. Mesmo trabalhando na UCPel de manhã, Janice dedica as tardes ao trabalho em seu atelier. Já confeccionou cerca de 600 obras, usando pastilhas de vidro, granito e mármore, sendo algumas delas releituras de Van Gogh, Monet e outros pintores famosos, e o mosaico afixado na fachada da Católica pela rua Dom Pedro II, feito em homenagem ao cinquentenário da Instituição (veja notícia).

Um dos quadros que chamava a atenção era um Jesus Cristo desenhado com pequenas peças na técnica de mosaico (detalhe à direita).

A habilidade para fazer retratos humanos que representem expressividade já é um talento pouco comum, e muito mais meritório quando se usam técnicas como esta, que dispõem de materiais menos flexíveis e mais fragmentários. A palavra mosaico neste sentido provém de "Musa" e não de "Moisés" (veja uma definição).

Janice Andréia Meurer Doerr nasceu em Dois Irmãos, mudou-se em 1994 para Pelotas, e aqui aprofundou os estudos artesanais e técnicos. No curso de Edificações, do antigo CEFET, desenvolveu projetos usando o mosaico, e assim se identificou com a técnica e se consolidou como mosaicista.
Fotos: F. A. Vidal

Nenhum comentário: