segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Visconde da Graça em nova fase

O artigo abaixo, publicado no Diário Popular há uma semana, agradece pelos 40 anos em que o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça foi administrado pela Universidade Federal de Pelotas.

Inaugurado em 12 de outubro de 1923 como Patronato Agrícola Visconde da Graça, a instituição foi mudando de prenome (Aprendizado Agrícola; Escola Agrotécnica), sempre mantendo como sobrenome o título de João Simões Lopes (Filho), barão e visconde pelotense (1817-1893), dono da antiga Estância da Graça.

A sigla que foi adotada pelo ouvido popular - e ainda durará por muitíssimo tempo - foi a do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (nome oficial desde 1975): CAVG.

O novo nome "Campus Pelotas/Visconde da Graça do IF-Sul" mantém por força o patrono consagrado, mas somente ficará nos documentos oficiais, sem nunca poder ser pronunciado por quem viveu a mística do popular cavegê.

Durante 40 anos, o então Colégio Agrícola Visconde da Graça foi vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo como base o decreto nº 62.178 de 25/1/1968, que estabelecia a transferência das escolas de ensino técnico para as universidades.

O CAVG [e outras escolas e faculdades] deram alicerce à UFPel como as primeiras unidades acadêmicas da Instituição [veja detalhes no Projeto Político-Pedagógico de 2009].

Neste período [1969-2009], já havia o termo de Cooperação Técnica entre Brasil e República Federal da Alemanha, assinado em 1963, e ratificado pelo convênio entre a UFPel e o governo alemão, em maio de 1968, que ampliou e modernizou as instalações e os setores produtivos/pedagógicos da escola.

O CAVG, que neste mês completa 88 anos , passou por todas as reitorias da UFPel. Foram inúmeras as ações e os projetos conjuntos, durante quatro décadas, nas áreas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, envolvendo direção, estudantes, servidores técnicos-administrativos e docentes.

Em outubro de 2009, a comunidade do CAVG, por maioria, entendeu aderir ao modelo dos institutos federais, que estabelece um novo formato ao ensino técnico e tecnológico.

Dessa feita, o CAVG migra da UFPel para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) passando a se denominar Campus Pelotas-Visconde da Graça [veja o sítio web].

Em que pese o CAVG ter saído da UFPel, entendo que essa parceria deva ser destacada. Assim, expresso a enorme gratidão que sinto pela UFPel e agradeço, indistintamente, aos servidores docentes e técnicos-administrativos e dirigentes da UFPel que, nesses 40 anos, apoiaram e auxiliaram o CAVG a ocupar um importante espaço no cenário educacional brasileiro.

José Leonel da Luz Antunez
ex-diretor do CAVG/UFPel
hoje professor do IF-Sul, campus Pelotas Visconde da Graça

Nenhum comentário: