sábado, 15 de outubro de 2011

Quadros inspirados no graffiti

O Bar João Gilberto está expondo desde ontem (14) nove quadros de Guilherme Ges com inspiração no graffiti, a forma de pintura de rua que cobre de cores os muros e postes das cidades.

O grafiteiro, cujo nome completo é Guilherme Endres Soares, assina os trabalhos como GES. As obras apresentadas têm dimensões entre 50 cm e 1 metro, em formato único ou díptico, e custam entre 125 e 375 reais.

O cartaz de divulgação (dir.) anunciou a abertura (quinta 13), mas não mencionou que a mostra segue até a quarta-feira 16 de novembro (pós-feriadão).

Segundo o portal de jornalismo e crítica cultural CultiveLer, Guilherme participa do Núcleo de Grafite do Centro de Artes da UFPel, que recentemente pintou os tapumes das obras do Casarão nº 8. O artista também participou como convidado na Mostra de Graffiti do 5º Encontro das Ruas, em Joinville (SC), em 2010 (veja nota de 14-7-10).

Os trabalhos expostos nas paredes do Bar lembram o grafite de rua pela técnica (spray sobre madeira), mas não pela forma de expor (quadros no interior do prédio e com plena autorização), nem pelo conteúdo (neste caso, animais com ares humanizados, como os que se veem nos desenhos animados e quadrinhos infantis).

O tema dos animais de comics não é comum no graffiti, que tende mais às ações clandestinas e rebeldes, aos conteúdos de traços humanos ou abstratos, e ao protesto de cunho social, com o objetivo de alfinetar as mentalidades vigentes.

Poderíamos fazer uma leitura política, mais indireta, como no gorila (esq.), espécie de humanoide não pensante, ou no pouco amistoso buldogue, figura agressiva e bloqueadora da criatividade. Mesmo assim, o estilo geral desta mostra parece ser mais ingênuo e divertido do que crítico ou perturbador.
Imagens: Facebook (1) e F. A. Vidal (2)

Um comentário:

VeiculosPelotas disse...

É incrível o que artistas conseguem fazer com os mais variados tipos de materiais. Isso é muito bom porque há gostos para todos os trabalhos, mesmo que um não agrade é possível encontrar arte para um determinado gosto mais apurado.

Anuncie grátis http://www.classipel.com
Anuncie seu veículo http://www.veiculospelotas.com