sexta-feira, 4 de novembro de 2011

11 anos do Corredor Arte

Em 18 de setembro de 2011, o projeto Corredor Arte completou 11 anos de atividades, numa sequência ininterrupta de mais de 200 exposições, alternando trabalhos de artistas de Pelotas e região. Para marcar a data, sua coordenadora, Ana Lúcia Brod (foto acima), concebeu uma mostra conjunta dos fotojornalistas Carlos Queiroz, Jô Folha, Moizés Vasconcellos e Paulo Rossi.

No Fotojornalismo a fotografia costuma representar o que está escrito, como uma extensão da notícia, e também pode contar a história sozinha, deixando o texto como um simples complemento.

As 12 imagens escolhidas para esta exposição homenageiam essa capacidade artística do fotojornalista, que deve ter um acentuado sentido para perceber as composições visuais, os detalhes em relação ao conjunto e a importância do momento presenciado.

Esses talentos praticados cotidianamente no jornalismo são também uma contribuição à saúde, quando ajudam a abrir os olhos e a alma de quem sofre ou está com os sentimentos à flor da pele.

Quem passa pelos corredores de um hospital pode beneficiar-se da renovação de cores e formas, na medida em que se abre à vida e à esperança. Aqui se misturam, por exemplo, a ansiedade da mãe que espera dar à luz com a alegria de outra que leva o seu bebê para casa.

As pessoas que aqui se tratam e se recuperam são convidadas pelo Corredor Arte a deter-se um momento, meditar, comentar, encontrar-se, apoiar-se. Como uma paisagem de sentimentos silenciosos, as imagens facilitam a calma interna daqueles que se dispõem a buscar uma saída para seguir vivendo.

O que era uma simples passagem transformou-se num espaço de encontro, tanto para os pacientes e seus familiares, como para os funcionários do Hospital-Escola da FAU-UFPel.
Imagens: Completa Comunicação

Nenhum comentário: