domingo, 27 de novembro de 2011

Corredor Arte reafirma seu papel terapêutico

Mostrando que às vezes um mal vem para bem, as diversas formas de terapia - uma das quais é a arte - não só aliviam sintomas mas também ajudam a descobrir novos projetos de vida. A saúde mental se vale das artes plásticas por dois efeitos terapêuticos principais: porque estas obtêm efeitos positivos em quem as aprecia com sensibilidade, e porque a dedicação à atividade artística transforma de modo integral a pessoa que de início se apresentava como doente.

Na primeira quinzena de novembro, o Corredor Arte expôs obras de duas artistas que começaram a pintar em função de problemas de saúde.

Dois anos atrás, Cleusa Maria Rosenhen de Carvalho fraturou o braço e, após o tratamento, o médico indicou-lhe, a modo de recuperação emocional, fazer algum tipo de terapia.

Desde então, ela vem frequentando a aulas de pintura no SENAT. Uma de suas obras (esq.) mostra um cuidado formal dirigido pelo pensamento, um conteúdo temático claro e definido, e uma inspiração na antropologia brasileira.

Cleusa diz que encontrou na arte "uma forma de aprender, de se ocupar e de encontrar os amigos".

Não sabia que iria gostar tanto. A turma é muito boa, fiz amigos lá e não penso em deixar o grupo.

Lisabete Maciel Cardoso sofria de depressão, e há dez anos decidiu começar a pintar, sem professores. Segundo ela, o fato de não ter estudado pintura formalmente é o que mantém sua obra tão pessoal:

Acho que perderia a minha essência, minha alma. Todos estes quadros são exatamente o que eu sinto, são eu mesma, sem nenhuma objeção dos outros.

Assim como a colega de exposição, esta artista autodidata começou a pintar e nunca mais parou. Para Lisabete, a arte é uma verdadeira “válvula de escape”, no sentido de uma ajuda necessária e saudável.

Uma de suas pinturas (dir.) revela que sua mente está menos concentrada nas análises formais e mais ocupada de refletir sobre suas próprias sensações, o que não deixa de ser uma boa técnica terapêutica para enfrentar a dor de modo produtivo.
Imagens: F. A. Vidal

Nenhum comentário: