terça-feira, 15 de novembro de 2011

RBS desativa sítios de notícias locais

Caro leitor: a partir de 1-11-11 este site não será mais atualizado.
Agradecemos sua participação e audiência.
Você pode continuar acompanhando o noticiário pelo
clicrbs.

Este aviso (dir.) foi colocado há duas semanas em 9 sítios de notícias hiperlocais da RBS, agora desativados. O projeto em fase experimental começou a ser desmontado aos poucos este ano em Pelotas, que foi onde havia iniciado, em dezembro de 2009.

O blogue Coletiva dos Vales publicou a notícia dia 3, referindo-se somente aos 2 sítios do Vale do Rio Pardo (veja o post). A Revista Coletiva.net se referiu ao projeto em conjunto (leia a nota).

Há dois anos a RBS começou a desenvolver um grande projeto online, em que cada cidade do interior teria uma comunidade virtual de leitores-repórteres, coordenada por um jornalista, com a assessoria de um conselho de colaboradores.

Com a curadoria de Bianca Zanella, Pelotas começou como teste e serviu de apoio para a segunda fase, quando cidades próximas (Canguçu e Camaquã) reproduziram esse modelo de jornalismo web. Após 4 meses foram fechados.

Em 2010 foram designados mais jornalistas para Rio Grande e outras cidades do Estado (Gramado foi a última, em maio de 2011). O projeto expandiu-se a Santa Catarina (primeiro Itajaí, seguiu-se Chapecó, e Criciúma seria a terceira).

No entanto, em janeiro deste ano o sítio pelotense deixou de postar no Facebook, Bianca foi transferida em maio (veja nota) e, no primeiro dia de novembro, o Twitter RBSPelotas e o próprio ClicPelotas deixaram de ser atualizados. A maioria dos outros sítios também foram desativados nessa data: Rio Grande, Livramento, Erechim, Bento Gonçalves, Lajeado, Gramado, Santa Cruz e Uruguaiana (confira cada um clicando nos nomes).

Até este momento, o ClicRBS ainda segue funcionando em Passo Fundo, Santo Ângelo e Santa Rosa, mas todos eles foram retirados do menu principal da RBS. Em Santa Catarina continuam Itajaí e Chapecó.

Um dos planos da RBS era contar com um jornal impresso em Pelotas, que inserisse a cidade em sua grande rede de meios de comunicação. A empresa não revelou seus planos, mas pode-se presumir que o aparente retrocesso se relacione com um futuro avanço de um projeto maior (rede Globo ou multinacional) para desenvolver jornalismo hiperlocal no interior do Brasil.

Se Pelotas não contar com uma rede local unida de jornalismo, os grandes capitais externos que ocupam todos os espaços tirarão proveito de nossa tradicional fragmentação e os veículos pelotenses ainda existentes se verão reduzidos a uma mínima expressão.

POST DATA (25-11-11).
A partir desta terça (22), os sítios de Santo Ângelo e Santa Rosa ficaram desativados e suas notícias ficaram centralizadas no novo
ClicRBS Noroeste Missões.

Nenhum comentário: