quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1º Festival SESC teve música clássica para crianças


O Núcleo de Inclusão Cultural do 1º Festival Internacional SESC (veja a programação) levou música clássica a crianças hospitalizadas em Pelotas (veja notícia). Programado para janeiro próximo, o 2º Festival incluirá ações inclusivas semelhantes, numa escola e num hospital. Dessa forma, os músicos não só se aperfeiçoam tecnicamente mas também sinalizam que a música tem importância para a formação da personalidade e para melhorar a saúde.

Em duas ocasiões (10 e 15 de fevereiro de 2011), um quinteto de sopros formado por professores deste festival tocou uma adaptação - reduzida para flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote - de Pedro e o Lobo, original composto em 1936 por Sergei Prokofiev (veja uma sinopse desta versão, desenvolvida atualmente por um quinteto paulista).

As apresentações na Santa Casa e no Hospital São Francisco de Paula atraíram a atenção dos pequenos, de suas mães e dos funcionários presentes, que provavelmente nunca tinham ouvido este tipo de música descritiva. No vídeo abaixo, ouça os primeiros segmentos (sem narração) da partitura original, para orquestra de cordas, sopros e percussão (Início, O Pássaro, O Pato, O Avô).


"Pedro e o Lobo" foi composta na Rússia stalinista, com o fim expresso de ensinar às crianças pré-escolares os instrumentos de uma orquestra. No pós-guerra, Walt Disney uniu o texto e a música num curta-metragem: Peter and the Wolf (1946), com a narração do ator Sterling Holloway. Ouça uma versão brasileira de 1970 com a voz de Roberto Carlos e a Filarmônica de Nova Iorque (abaixo).

4 comentários:

Anônimo disse...

Há uma versão de 1971 ou 72 com orquestra e narração de Pedro e o Lobo pela voz de Roberto Carlos. Fiquei surpresa quando vi o CD.
Quanto ao trabalho referido no post: nota dez!

Francisco Antônio Vidal disse...

Realmente, o LP é de 1970, gravado com a Filarmônica de Nova Iorque, dirigida por Leonard Bernstein. Foi reeditado em CD de 2006, na 2ª parte da coleção "Pra Sempre". Pode ouvir o áudio original aqui:
http://www.4shared.com/audio/2Q4TOk3O/Roberto_Carlos_-_Pedro_E_O_Lob.html

Notas sobre a edição em CD:
http://www.robertocarlosbraga.com.br/2008/05/roberto-carlos-narra-pedro-e-o-lobo.html

http://www.clubedorei.com.br/News/detail.asp?iData=298&iCat=1085&iChannel=1&nChannel=News

Francisco Antônio Vidal disse...

Incluí na postagem o áudio do Roberto Carlos. Muito boa a indicação da leitora.

Anônimo disse...

Eu tenho o CD caso queiras, Francisco.
Bj, Tê!