sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

São Francisco de Assis, um falso vitral

Em agosto de 2009, as artistas Rita Westendorff e Eneida Martí expuseram algumas telas no Corredor Arte, formando a série “Tempo de Amar” (veja nota).

Rita faz releituras do pintor brasileiro Romero Britto, ao mesmo tempo em que aborda conteúdos originais dela mesma, como foi neste caso o tema do amor, considerado como sentimento e como forma de vida.

São Francisco de Assis é uma tela 50x70cm em tinta acrílica que reúne dois tipos de imitação: do estilo de Britto e da técnica dos vitrais, ambos tipicamente de cores vivas.

O resultado, já em si chamativo, parece mais gracioso quando o espectador percebe que está diante de uma tela coberta de tinta, e não de vidros coloridos. Perde-se com isso a luminosidade de reflexos, que despertaria associações espirituais, mas ganha-se em liberdade de traços.

Os pombos esvoaçando não têm detalhes nítidos, mas o movimento neles sugerido contrasta expressivamente com a figura humana, também de traçado simples, aumentando nesta a aparência de paz e serenidade.

O colorido remete a sentimentos ingênuos, que poderiam ser uma das bases do amor franciscano. Um interessante jogo de símbolos, linhas e cores, conjugando duas homenagens paralelas: à espiritualidade cristã e a um artista sem conteúdo religioso.
Imagem: F. A. Vidal

Nenhum comentário: