sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

São Francisco de Assis, um falso vitral

Em agosto de 2009, as artistas Rita Westendorff e Eneida Martí expuseram algumas telas no Corredor Arte, formando a série “Tempo de Amar” (veja nota).

Rita faz releituras do pintor brasileiro Romero Britto, ao mesmo tempo em que aborda conteúdos originais dela mesma, como foi neste caso o tema do amor, considerado como sentimento e como forma de vida.

São Francisco de Assis é uma tela 50x70cm em tinta acrílica que reúne dois tipos de imitação: do estilo de Britto e da técnica dos vitrais, ambos tipicamente de cores vivas.

O resultado, já em si chamativo, parece mais gracioso quando o espectador percebe que está diante de uma tela coberta de tinta, e não de vidros coloridos. Perde-se com isso a luminosidade de reflexos, que despertaria associações espirituais, mas ganha-se em liberdade de traços.

Os pombos esvoaçando não têm detalhes nítidos, mas o movimento neles sugerido contrasta expressivamente com a figura humana, também de traçado simples, aumentando nesta a aparência de paz e serenidade.

O colorido remete a sentimentos ingênuos, que poderiam ser uma das bases do amor franciscano. Um interessante jogo de símbolos, linhas e cores, conjugando duas homenagens paralelas: à espiritualidade cristã e a um artista sem conteúdo religioso.
Imagem: F. A. Vidal

Vídeo para uma cidade de 200 anos

Um vídeo de promoção turística de Pelotas foi realizado este ano pela In Cena Produtora, para a Prefeitura Municipal, sob o motivo da celebração do bicentenário da Freguesia de São Francisco de Paula. Nos créditos, a direção de Miguel Watanabe e Alberto Alda, produção de Simone Langie, câmera de Felipe Campal, locução Start Studio, edição e finalização de Vladi B. Vargas.

Com dois séculos, a cidade ainda é uma criança com muito por viver e crescer: representando essa ideia, a menina Alice Farias Ávila, de 5 anos, convence com sua simpatia natural (ganhou o Top Mirim em dezembro de 2010; veja nota). Nas imagens aparecem, em breves segundos, as vivências mais fortes dos pelotenses, como uma tarde de vento no Laranjal, o chafariz da Praça Coronel Pedro Osório, uma estrada rural, passeios pela Fenadoce. Belos lugares, belas pessoas, belos projetos por realizar... vale a pena conhecer Pelotas, pois iremos nos apaixonar.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1º Festival SESC teve música clássica para crianças


O Núcleo de Inclusão Cultural do 1º Festival Internacional SESC (veja a programação) levou música clássica a crianças hospitalizadas em Pelotas (veja notícia). Programado para janeiro próximo, o 2º Festival incluirá ações inclusivas semelhantes, numa escola e num hospital. Dessa forma, os músicos não só se aperfeiçoam tecnicamente mas também sinalizam que a música tem importância para a formação da personalidade e para melhorar a saúde.

Em duas ocasiões (10 e 15 de fevereiro de 2011), um quinteto de sopros formado por professores deste festival tocou uma adaptação - reduzida para flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote - de Pedro e o Lobo, original composto em 1936 por Sergei Prokofiev (veja uma sinopse desta versão, desenvolvida atualmente por um quinteto paulista).

As apresentações na Santa Casa e no Hospital São Francisco de Paula atraíram a atenção dos pequenos, de suas mães e dos funcionários presentes, que provavelmente nunca tinham ouvido este tipo de música descritiva. No vídeo abaixo, ouça os primeiros segmentos (sem narração) da partitura original, para orquestra de cordas, sopros e percussão (Início, O Pássaro, O Pato, O Avô).


"Pedro e o Lobo" foi composta na Rússia stalinista, com o fim expresso de ensinar às crianças pré-escolares os instrumentos de uma orquestra. No pós-guerra, Walt Disney uniu o texto e a música num curta-metragem: Peter and the Wolf (1946), com a narração do ator Sterling Holloway. Ouça uma versão brasileira de 1970 com a voz de Roberto Carlos e a Filarmônica de Nova Iorque (abaixo).

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um Natal solidário pelas ruas

Há onze anos, um grupo de amigos vive um Natal diferente: preparam centenas de viandas, embrulham brinquedos e fazem a festa de pessoas carentes, cantando durante toda a noite de 24 para 25 de dezembro, maquiados e vestidos de elfos, Papai Noel e Mamãe Noel. Uma produção coletiva e voluntária, que contribui a uma melhor humanidade, a partir da experiência de dar e receber amor (abaixo, vídeo de 2010).


Mandalas de Kaká Ferreira

Esta quinta (22) às 20h, o João Gilberto Bar & Champanharia abre uma exposição com uma dúzia de quadros de Kaká Ferreira.
Os trabalhos são mandalas — imagens circulares de conotação energética —, com apoio no material MDF e pinturas à base de tinta acrílica, metais, cristais e pedraria. As obras estarão à venda e ficarão expostas até meados de janeiro.

Segundo matéria do jornalista Carlos Cogoy, as mandalas têm importância simbólica, estética e terapêutica. Ele entrevistou a artista e recolheu a seguinte informação:
— A palavra tibetana "mandala" significa aquilo que circunda o centro. As mandalas são objetos especialmente eficazes, proporcionando harmonia e iluminação a quem contempla. São desenhos sagrados, sendo que no interior forças poderosas estão em movimento. As mandalas têm o poder de reorganizar naturalmente as energias astrais que estão ao seu redor, conforme o padrão simétrico e harmônico de suas formas e cores. As energias contidas numa mandala são regeneradoras, equilibradas e ativadoras. Ela também é uma prática de meditação.
De acordo à reportagem de Cogoy, Kaká Ferreira já expôs este ano no Café Panqueca (Laranjal) e na 11ª mostra Arte Expressão & Identidade. A artista visual também estuda Biodanza na Escola Frater (Porto Alegre) e está atenta a conhecimentos como a cromoterapia e calendário Maia. A interessados ela cria quadros sob encomenda. Informações: 8437.7883

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Luísa Kurtz na Semana Italiana de Montreal

Luísa Kurtz interpreta Caro Nome, no papel de Gilda da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi. O espetáculo fechou a Semana Italiana de Montréal, no Canadá (veja programação).

O acontecimento cultural durou dez dias (de 5 a 14 agosto), com uma série de espetáculos inspirados na cultura italiana - cinema, teatro, canto, literatura, moda, folclore, esportes, exposição de carros -, em que o fechamento foi a referida ópera, com a participação de diversos solistas líricos e uma orquestra sinfônica, dirigida por Gianluca Martinenghi.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Pinturas de rua


"Arte na rua: uma releitura urbana", vídeo realizado em 2008 por Beatriz Dutra, Carlos Peres, Leonardo Rodrigues, Mariana Moreira e Valter Poetsch, alunos do curso de Tecnologia em Gestão em Turismo (UCPel), para a disciplina de Roteiros Turísticos.

Os grafites espalhados pelo espaço urbano sugerem, por um lado, uma observação sobre o conteúdo artístico-político das obras e, por outro, a construção de um roteiro de passeio pela cidade. A conexão entre arte e turismo é muito antiga, mas se limitava aos museus e espaços fechados, ou a monumentos em praças públicas. Este trabalho não se detém em nenhum desses aspectos por separado, mas propõe uma relação entre ambos: um possível itinerário em que as estações visitadas seriam as obras de graffiti.

Fotos de Valter Poetsch, com edição de Beatriz Dutra. Música de fundo: Fernandinho Beat Box e Marcelo D2. Trabalho vencedor do X Seminário de Turismo e Cultura da UCPel (17-18 set. 2008).

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ministra conhece a Casa 8 e seus futuros usos

Hoje (14) a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda esteve em Pelotas, conheceu o Casarão 8 e o processo de restauração da antiga residência da família Maciel, pertencente à UFPel desde 2006 (veja a notícia).

O reitor Antônio César Borges informou sobre a destinação cultural deste casarão de 130 anos:
  • uma sala de cinema,
  • um auditório,
  • salas de exposição permanente,
  • uma sala de exposição temporária,
  • Museu do Doce,
  • Museu da Antropologia e Arqueologia,
  • espaço para oficinas e ações educativas,
  • local para estudos e pesquisas,
  • laboratório de conservação,
  • área de acolhimento e convivência,
  • setor administrativo.
Em visita a outra futura sede da Universidade, o reitor Borges mostrou à representante do governo federal a antiga Cervejaria Brahma (ainda em ruínas, no bairro do Porto), que sediará o futuro Centro Multicultural do MERCOSUL.

Também pela manhã, a Ministra (veja uma biografia) inaugurou com autoridades municipais, estaduais e federais a restauração da Caixa D'Água da Praça Piratinino de Almeida (veja notícia).
Fotos UFPel

Delicatessen, jazz de exportação

Na próxima quarta (21), o grupo Delicatessen apresenta-se por segunda vez em Pelotas. O quarteto porto-alegrense nasceu em 2005 com o propósito de unir a delicadeza do jazz americano pré-1950 à simplicidade da bossa nova, pós-1950 (veja um histórico no sítio da Branco Produções).

Seu repertório são releituras de clássicos vocais do jazz norte-americano. Os textos escolhidos têm um sentido erótico sutil, mas efetivo na sedução (veja algumas letras). Em cada disco, o grupo acrescenta composições próprias, com letras em português. A voz afinada e sem vibrato de Ana Krüger é amorosamente acompanhada pelo violão de Carlos Badia (pelotense radicado na capital gaúcha), com Nico Bueno no contrabaixo e Mano Gomes na bateria. O grupo tem um verbete na Wikipédia.


Em 2006, o Delicatessen lançou seu primeiro CD (Jazz+Bossa) e se fez conhecido dentro e fora do Brasil. O sucesso levou os músicos gaúchos ao segundo disco em 2008 (My Baby Just Cares for Me). Leia uma crítica de 2008 no sítio de Luis Nassif: Delicatessen, fôlego novo no jazz brasileiro e assista a uma entrevista em 2009.

O produtor Caio Lopes, que os havia trazido a Pelotas na apresentação do primeiro CD, não conseguiu repetir o feito em 2009, pela "paranoia suína" que deixou a cultura parada, na época (leia o comentário dele). Por isso, esta segunda vinda apresenta músicas novas, do futuro disco, Goodnight Kiss. Com o Sete de Abril fechado, a opção do Bar João Gilberto foi a mais próxima à essência do projeto musical do Delicatessen.

No vídeo acima, I love the way you're breaking my heart (M. Drake & L. Alter), do CD Jazz+Bossa. Abaixo, a música Delicatessen (criação de Beto Callage e Carlos Badia), do segundo CD (o que ainda não ouvimos ao vivo em Pelotas).

Saiba mais sobre o grupo no sítio Delicatessen Jazz e ouça mais música no My Space.

POST DATA (março 2012)
Em novembro de 2011, o grupo se apresentou na TV COM de Porto Alegre. Veja um trecho do programa Camarote, com Ana Krüger e o grupo interpretando You turned the tables on me (S. Mitchell & L. Alter).


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A temível força da Criação, no bairro do Porto

A Paróquia do Porto anunciou há uma semana os nomes dos selecionados para a final do concurso "A beleza da Criação em Pelotas": são 32 concorrentes, totalizando 44 fotos (veja a lista). As imagens estão expostas até sexta (9) no Centro de Integração do MERCOSUL, para que o público escolha sua preferida, a qual receberá um dos primeiros prêmios (o outro será dado pelo júri, no próximo fim de semana).

A comissão julgadora devia escolher 48 trabalhos, mas considerou que muitos não mostravam aspectos naturais (por exemplo, uma foto do templo não serviria para este concurso) nem deixavam em evidência algum traço de Pelotas (nuvens ou árvores poderiam ser de qualquer cidade). O blogue da Igreja do Porto publicou um esclarecimento (leia os comentários).

A imagem acima, de Guilherme T. Schild (publicada em 2010 no blogue De Olho no Tempo), ilustra um aspecto da Criação em nossa cidade: a torre no fundo à direita sugere (aos pelotenses que conhecem a Igreja do Porto) que a força natural se manifesta muito perto dos templos, não para destruí-los como ocorreu com Jerusalém, mas para mostrar a grandeza divina.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

14º Concerto de Natal

Nesta quinta (8), às 20h30min, os pelotenses lotarão a Catedral São Francisco de Paula para assistir ao 14º Concerto de Natal, evento organizado pela UCPel (veja notícia).

Leonardo Oxley Rodrigues regerá mais de 150 vozes, integrantes dos seguintes grupos corais: da UCPel, da Associação Cultural Italiana Pelotense, da Escola Castro Alves, da Escola Louis Braille, da APUFPel, do Centro Português 1° de Dezembro, do CEPERS, do CETRES, do Círculo Operário Pelotense e, ainda: o Coral Artístico Princesa do Sul, o Coral Anglicano Cristo Redentor, o Coral Linguagem de Emoções, o Coral Santo Antônio, o Grupo Musical Alegria de Viver, o Grupo Musical "Alegrai-vos no Senhor" e a Sociedade Canto Coral “Dona Conceição”.

O programa começará com uma coletânea instrumental natalina, com a Orquestra de Câmara de Pelotas. A seguir, as vozes corais em conjunto, alternando-se com solistas, apresentarão melodias tradicionais, a Ave Maria de Schubert, Natal Branco, Jesus Alegria dos Homens, Ave Maria de Engelhart, Noite Feliz, Bom Natal, Natal Todo Dia, e Bate o Sino. Veja abaixo uma gravação amadora de 2009.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escritor visita seus leitores

Hohlfeld veio a Pelotas como escritor participante do projeto estadual Autor Presente.
O jornalista e político porto-alegrense Antônio Carlos Hohlfeldt esteve em Pelotas há um mês, para participar do projeto pedagógico Autor Presente, da rede estadual do ensino. Nessa atividade, os alunos estudam a obra de um escritor mediante a leitura de seus livros, durante vários meses, e terminam o ano com um encontro pessoal com o autor.

Hohlfeldt visitou a turma do 5º ano da Escola Estadual Doutor Antônio Leivas Leite, no bairro Três Vendas (leia notícia). As crianças, com idades entre dez e 11 anos, haviam lido "O caso do contrabando no Taim", publicado em 1993.

Na história, um policial federal investiga a aterrissagem, na zona entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, de um pequeno avião, proveniente do Uruguai, e, com ajuda de funcionários da Estação Ecológica do Taim, descobre que se trata de contrabandistas a serviço de uma joalheria de Porto Alegre.

Noventa exemplares deste romance juvenil estão disponíveis hoje na Estante Virtual, entre 3 e 15 reais.

Para esta pesquisa, os estudantes foram conhecer o Taim e até mesmo alguns deles tiveram seu primeiro contato com a leitura, graças a este método. As tarefas de usar a imaginação na leitura e o sentido prático na pesquisa da realidade integram habilidades da inteligência verbal, emocional e social, o que ajuda a desenvolver mentalidades mais abertas e com sentido crítico.
Foto 1: M. Vasconcellos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Relançamento de livro sobre Pelotas

Esta terça (6), a partir das 19h, a 6ª edição do livro "História e Tradições da Cidade de Pelotas", de Mario Osorio Magalhães (acima) começa uma caminhada pelo bicentenário da Freguesia de São Francisco de Paula.
Pensado originalmente para acompanhar uma série de imagens de Pelotas, tomadas pelo artista Salomão Scliar, a obra foi lançada em 1979 como simples texto escrito, e foi tendo novas edições (em 1981, 1999, 2003 e 2005), pela boa aceitação do público.
Por primeira vez em 32 anos, e voltando à concepção original, o trabalho inclui fotografias de Pelotas alusivas ao texto, desta vez tomadas por uma equipe: Alexandre Gomes, Daniel Giannechini, Edison Vara, Laureano Bittencourt e Paulo Rossi.
O conteúdo do texto já faz um passeio ao longo dos 200 anos de história de Pelotas, mas em 2012 a obra e seu autor farão um passeio pelo espaço geográfico: 18 das 43 fotos do livro constituem uma exposição que visitará escolas da cidade.
Ao mesmo tempo, Mário Osório Magalhães se encontrará com o público, falando sobre esta Pelotas que ele estudou em detalhe por tantos anos. O objetivo é chegar a 20 mil pessoas em 180 estabelecimentos, mas já se pode calcular que 4 anos serão necessários para fazer tantas exposições em ritmo semanal (ou 4 palestras por semana, durante um ano).
Transcrevo abaixo a página 80, intitulada A crise econômica, com uma foto (que não está no livro) nada turística mas totalmente real, do sucateamento de nosso patrimônio urbano, realizado por nosso próprio povo e nossas próprias autoridades. Ao fundo, o atual BANRISUL (até 1931, Banco Pelotense); em primeiro plano, comércio ambulante, lixo e catadores.

Fundado em 1906, o Banco Pelotense teve 69 agências e filiais por todo o Brasil.
Em 1931, quando ainda ocupava o terceiro lugar no país entre os detentores de maiores depósitos em numerário, foi obrigado a fechar, envolvido numa trama política articulada fora dos limites municipais.
Esse fato, de triste memória, causou verdadeiro abalo na economia do município.
Unindo-se a circunstâncias anteriores, internas e externas - como o ocaso das charqueadas e a crise mundial das primeiras décadas do século -, haveria de se refletir durante muito tempo no desenvolvimento da cidade.

Imagens desta nota:
Paulo Rossi (1), F. A. Vidal (3)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bolaxa, o palhaço que pesquisa


O projeto Boca de Cena entrevistou o ator pesquisador Lóri Nelson, para conhecer seus métodos na arte da cena e sua trajetória com o "Palhaço Bolaxa" (veja nota neste blogue). O artista tem uma agenda repleta de apresentações e participações em congressos de teatro, em diversas cidades gaúchas, do Brasil e em países vizinhos.

O projeto Boca de Cena é uma ação de extensão da UFPel que busca ensinar aos alunos de Teatro o uso comunicacional de mídias digitais, com diversos fins: documentar as ações de teatro em Pelotas, fazer pesquisa transdisciplinar, aplicar novas possibilidades às artes da cena, e divulgar os trabalhos dos cursos de Teatro e Dança.

POST DATA (13-02-12): Veja nota sobre o Palhaço Bolaxa.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Identidade Xavante, o livro do centenário



O livro que registra os 100 anos de existência do Grêmio Esportivo Brasil será apresentado ao público pelotense no sábado 10 de dezembro às 10h30, no Quiosque Nelson Nobre. Como se vê, o número está onipresente, nos horários e até no preço em reais. 100% do lucro com as vendas está destinado a melhorias para o clube, mediante a Associação Cresce, Xavante!, que, como diz o nome, busca o crescimento do clube por todas as vias possíveis.

O Brasil de Pelotas completou 100 anos em 7 de setembro de 2011. A imagem acima permite ver algumas páginas do livro Identidade Xavante. Mais informações sobre o clube no portal do Grêmio Esportivo Brasil.