segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fotos abstratas

Em novembro passado, o estudante de Artes Visuais Daniel Konrath expôs na Galeria da UCPel a série de sua criação "Desenho, Linha e Cor”, fotografias abstratas sem intervenção digital, elaboradas em torno à subjetividade (leia a notícia).

E como é possível elaborar fotos abstratas, se a fotografia supõe-se consistir no registro objetivo da realidade?
"Fotos subjetivas" significa que o fotógrafo busca levar ao espectador experiências pessoais (lembranças, desejos) que ele imagina contidas nas imagens. Também pode ocorrer que ele queira, como artista plástico, despertar no público sensações internas, ao modo de um espelho.
"Fotos abstratas" são trabalhos - com ou sem manipulação por computador - em que a composição da imagem (ou escolha do ângulo, jogo de luz, aproximação, cromatismos, superposição, profundidade) transmitem uma ideia formal como uma pintura ou desenho. Às vezes um pequeno detalhe, tomado de uma cena global, pode dar uma imagem abstrata, e não deixa de originar-se na assim chamada "realidade objetiva".
Segundo declarações do artista, que também trabalha com pintura abstrata, sua intenção é conseguir abstrair os objetos e, ao mesmo tempo, que o observador encontre alguma associação ou lembrança ao ver essas abstrações. Sua anterior exposição individual também foi feita nesta sala, em fevereiro de 2011 (veja nota).
Foto: W. Lima (UCPel)

Nenhum comentário: