terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O espírito que pousa sobre o que restou

A Claquete Filmes e o blogue Cultive Ler lançaram hoje (31) a série Espírito das Ruas, uma proposta cinematográfica, pioneira e exclusiva em Pelotas. O trabalho do escritor e artista plástico Manoel Soares Magalhães reúne imagem em movimento, poesia sem palavras e trilha musical (com um texto não explícito).
Este primeiro segmento (vídeo acima) mostra uma visão diferente de Pelotas, vazia de tudo, inesperadamente antiturística, quase apocalíptica. Vemos uma cidade fantasma, com suas ruínas, túmulos, ruas sem gente, somente cães parecem ser o que sobrou da Criação, num dia futuro que talvez já chegou e não nos demos conta. No fundo musical, o Magnificat de Arvo Pärt.

POST DATA 16-11-12 

Veja uma análise do Espírito das Ruas e entrevista com Manoel no blogue Terra Alternativa, de Fábio Garcez.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante trabalho, realmente inspirado. Evidentemente que não é cinema para multidões, mas para quem gosta realmente de cinema-arte. E o que se vê, como dizes, realmente é uma Pelotas desconhecida, zerada, em ruínas... Uma visão poética de um artista (Manoel Magalhães) que em sua literatura marginal já registrou de maneira magnífica este cenário apocalíptico. Pena que as pessoas não deem o devido valor a este talentoso artista de multiplas ferramentas. É um trabalho que promete.

Francisco Santo - cinéfilo, ausente de Pelotas há 25 anos