quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Modelo do futuro Shopping Pelotas



Há três meses (8-11-11) foi inaugurado em Rio Branco, capital do Acre, o Shopping Center Via Verde, que segue o mesmo modelo daquele que será inaugurado em Pelotas proximamente. É o primeiro shopping dos acreanos, da mesma forma que os habitantes da Metade Sul do Estado conhecem os centros comerciais mais modernos por Buenos Aires, Porto Alegre e outras capitais.

A notícia acima foi dada em duas páginas pelo Diário Popular (edição impressa, 14-11-11), destacando que a iniciativa caminha firme para sua realização, e transformará a vida dos pelotenses (leia a matéria Shopping semelhante ao de Pelotas é inaugurado). A comunidade anda ressabiada nos últimos anos, desde que uma dúzia de centros e galerias comerciais foi anunciada, mas sem conclusão dos projetos. A cidade de Rio Grande tem situação parecida, também com um grande shopping center em próxima construção, a ser terminado em 2013.

Em nossa cidade, funcionam hoje com relativo sucesso somente dois centros comerciais (ambos projetados para esse fim, mas sem lojas-âncoras nem cinemas nem praça de alimentação): o Zona Norte (hoje denominado "Artes e Ofício") e o Mar de Dentro, na orla do Laranjal. Além deles, temos uma galeria de minilojas dentro da Estação Rodoviária, que foi um conceito ousado para os anos 80, e o chamado Shopping Calçadão, que também é uma galeria de compras, mas se não tivesse o único cinema da cidade (3 salas, no último andar) não mereceria chamar-se shopping.

No Acre, um mês antes da inauguração do Via Verde, a mídia falava da expectativa da população com o novo shopping (veja reportagem de 12 minutos) e deu destaque no dia da inauguração (veja reportagem do SBT).

O modelo do espaço interno (dir., clique para ampliar), que é exatamente o mesmo em Pelotas e em Rio Branco, inclui grandes e pequenas lojas, salas de cinema, praça de alimentação e outras instalações. O prédio é fechado e tem somente um piso, com possibilidades de ampliação futura.

No dia do Natal de 2011, o Diário Popular informou dos avanços nas obras do Shopping Pelotas, descrevendo-o já como uma realidade, não mais como projeto (Estrutura de concreto do shopping já pode ser vista). Agora se configura uma competição simbólica com a construção do Shopping Rio Grande, que incluirá 4 salas da rede brasileira Cine System, a mesma que terá em Pelotas 5 salas (Diário Popular, edição impressa, 1-2-12).

POST DATA
15 março 2013

Sala de 455 lugares terá a maior tela de cinema do Estado, com 200 m2 (v. notícia)

20 agosto 2013
Veja planta atualizada do Shopping no blogue Caminhos da Zona Sul.


Nenhum comentário: