terça-feira, 20 de março de 2012

Grupo estuda a obra de Jung

O Espaço de Arte Ágape abriu um grupo de estudos que abordará as teorias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961). Trata-se de uma novidade em Pelotas, onde se leciona psicologia somente à base da psicanálise freudiana e não existe ainda um núcleo de Psicologia Analítica.

O grupo será coordenado pela psicóloga Rose Kerr de Barros e pela arteterapeuta Daniela Meine, com o objetivo de refletir sobre os conceitos de Jung e trocar ideias e vivências entre os estudantes e profissionais que venham a participar.

O primeiro encontro foi há 7 dias, com 7 pessoas, e definiu o horário estável do grupo: todas as terças-feiras das 20h às 21:30. A primeira sessão de trabalho será hoje (20), na Rua Anchieta 4480. Será lido o livro "Jung: o mapa da alma" (veja uma resenha), que analisa conceitos como os tipos psicológicos, self, sincronicidade e outros.

Até abril, o grupo ficará aberto a novos integrantes, e posteriormente se concentrará na tarefa de aprofundar a compreensão deste importante autor para a psicologia, a antropologia, a arte e a educação. Investimento mensal: R$ 80. Informações: 3028 4480 e 9982.4539. No vídeo abaixo, entrevista com Jung realizada pela BBC em 1959.


Nenhum comentário: