domingo, 18 de março de 2012

Psicanalista argentino palestra sobre violência

Na Sociedade Psicanalítica de Pelotas, o ano começa esta sexta (23) às 20h com a palestra “A Violência e seu impacto no psiquismo: algumas considerações sobre a violência, a insegurança e adições”. O encontro, aberto ao público interessado, será no auditório da Sociedade Científica Sigmund Freud, na rua Princesa Isabel 280, conjunto 302 (confirmar presença pelo 3227 1610).

O conferencista é o psiquiatra Norberto Carlos Marucco (veja biografia), membro da IPA (Associação Psicanalítica Internacional) e psicanalista didata da APA (Associação Psicanalítica Argentina). De 1982 a 1984 foi coordenador científico da FEPAL (Federação Psicanalítica da América Latina), instituição que colabora na troca internacional entre os núcleos psicanalíticos. Presidiu a APA de 2004 a 2008.

O Dr. Marucco é autor do livro Cura analítica y transferencia: de la represión a la desmentida (Amorrortu, 1998, v. resenha em espanhol), em que aborda o papel do analista no tratamento psicanalítico e a questão da estrutura psíquica, do ponto de vista de uma "terceira tópica" (Freud definiu duas tópicas ou estruturas do psiquismo).

Marucco foi um dos entrevistados no livro Sobre Psicanálise & Psicanalistas. Veja textos do Dr. Marucco no sítio da Sociedade de Psicanálise de Brasília (datados em 29-07-2008) e algumas publicações da APA.

Imagens: SPPel

Nenhum comentário: