sexta-feira, 27 de abril de 2012

Arte de Natã Farias

"Floresta", lápis aquarelado de Natã Moreira Farias
Natã Moreira Farias, hoje com 14 anos, descobriu aos nove que era portador da Anemia de Fanconi, rara doença de insuficiência medular, e que precisaria fazer um transplante de medula óssea. No hospital começou a desenhar o que lhe pediam pacientes, médicos e enfermeiros, até chegar a descobrir sua preferência pelos retratos em grafite.
Natã Moreira Farias

Como aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Frederico Didonet, em São José do Norte, foi incentivado pela professora Sandra Helena Pinto a expor trabalhos e desenvolver seu potencial artístico.

A primeira exposição individual foi realizada em 2011 no Centro Municipal de Cultura de Rio Grande. Também mostrou seus desenhos num congresso médico sobre a Anemia de Fanconi, em Curitiba.

Em Rio Grande, cursa o Laboratório de Artes com uma bolsa de estudos na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Hoje, é justamente no Corredor Arte do Hospital da FAU-UFPel que vem expor, em Pelotas, seus desenhos e retratos em grafite e lápis aquarelado.

Nesta série, vemos retratos de pessoas emblemáticas (a atriz Glória Menezes, o reitor da UFPel), um Cristo, um autorretrato e um desenho do Mercado Público de Pelotas (abaixo), entre outros trabalhos instigantes. Também há desenhos de paisagens coloridas, em lápis aquarelado, como o da "Floresta" (acima).

Autodidata, Natã considera que a arte é um sonho que está se tornando realidade e que lhe dá a oportunidade de mostrar sua superação e sua vontade de ajudar e dar esperança aos que precisam (v. reportagem da RBS).

Mercado Central de Pelotas, grafite de Natã Moreira Farias
Imagens: Completa Comunicação

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Natã! Agradece a Deus por este dom que Ele te deu!
Porque voce não entra em contato com o SBT (programa da Eliana ou outro)ou outro canal e também com o Reinaldo Giannechini para divulgar os teus desenhos. Este último tem dado muita atenção a todos que tiveram problemas de saúde como o dele ou semelhantes! Que Deus te abençôe grandemente e a tua familia! Neiva

Tonieder disse...

Parabéns Natã. Orgulho da localidade do Saraiva.

Anônimo disse...

Parabéns! Admiro muito seu trabalho, e fico feliz por seu sucesso!

Lembranças de Brasília.