quinta-feira, 12 de abril de 2012

Energias sincrônicas no blogue (post nº 1000)

Com a milésima postagem do blogue, convido o leitor a escolher a matéria que mais o marcou, e que escreva ao editor (email : "sotovidal" no yahoo) contando os motivos dessa preferência. Pode recorrer à lembrança ou à pesquisa dentro do blogue (por meses ou por seções, na coluna da direita).

O primeiro testemunho chegou antes mesmo deste chamado, há uma semana. É um qualificado leitor que relata como encontrou o post
Manuel Padeiro, líder quilombola e o que significou para ele (leia abaixo), o que nos enche de orgulho e alegria. É um agrado e uma honra saber as vivências que o blogue suscita e, se o leitor quiser participar, poderemos compartilhar essas impressões pessoais com o público.

O Festival Manuel Padeiro, desde sua primeira edição, é cercado de sincronicidades fantásticas, mas também de adversidades que fazem de sua produção um verdadeiro teste de resistência. Produzir arte e cultura não é nada fácil... Dependemos de uma série de apoios e de trabalho constante para que possamos garantir um evento bonito, feito com amor, que é a forma com que a gente trabalha.

Neste ano, ou melhor, nesta 3ª edição do Festival, tivemos uma série de dificuldades que, de certa forma, tentaram nos convencer a levar o Festival para outra localidade ou mesmo cancelá-lo. Numa tarde de reunião de extrema urgência e importância, achei no blog Pelotas Capital Cultural uma matéria muito linda, com o resgate da personagem Manuel Padeiro, o escravo, um traço histórico que o linckava à origem do Festival, e lembramos que a garra e a fé estavam em nós...

O excelente texto do Vidal nos emocionou, a todos, e decidimos, após este resgate, que, a partir daquele momento, seríamos novamente leões... e o Padeiro está aí, novamente, pra Pelotas, pra nossa comunidade também resgatar sua auto-estima, conhecer a sua história, ressignificar sua essência cultural e, principalmente, trazer alegria e esperança entre as janelas dos casarões.


Duda Keiber
Produtor executivo do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, Francisco!
Sabes bem que adoro a maneira como escreves, e ainda, os temas que abordas em teu blog. No entanto, ter ligado o computador e acessado o Pelotas Capital no dia 01 de janeiro tendo sido recebida (surpreendida) com um filme que fez parte da minha adolesc"encia _ o qual vi mais de uma vez e cuja trilha sonora eu tinha em vinil e ouvia sempre com muito prazer_ me deixou alegre e feliz
Ver link abaixo. http://pelotascultural.blogspot.com.br/2012/01/bom-dia-manha.html

Grata! Bj, Teresinha Brandao
Sucesso ao blog sempre!

Francisco Antônio Vidal disse...

Se quiseres desenvolver em mais um ou dois paragrafos, poderá sair como post novo.

Anônimo disse...

Postei no lugar errado? Foi isso?
Bj,
Te!

Francisco Antônio Vidal disse...

Postaste como comentário, está OK. Mas se quiseres ampliar, publico como matéria. O desenvolvimento em mais parágrafos pode ser aprofundando em vivências, ou dando mais exemplos de posts que te marcaram. O convite é para todos os leitores que desejarem compartilhar o que têm sentido com o blogue.

Anônimo disse...

Ok! Vou preparar um!
Bj, Te!