sexta-feira, 18 de maio de 2012

Festas exaltam o alcoolismo

Hoje em dia, as assim chamadas "baladas" costumam durar da meia-noite ao amanhecer e, como não é novidade desde que as festas existem na história humana, normalmente são bem regadas a álcool.

No entanto, as festas públicas atualmente não só liberam as bebidas mais pesadas, somadas a estimulantes, mas também as anunciam como parte essencial da questão, como se o convite fosse para alcoolizar-se e não para algum tipo de encontro social ou por algum motivo de alegria.

Além de anunciar o preço da cerveja, vodca e uísque, cada festa já vem com o álcool incluído no próprio nome, como se pode ver nos exemplos deste fim de semana em Pelotas, todos bem universitários, recolhidos num recinto da UCPel:
  • TEQUI-LEIGA (da Boate da Leiga): dose dupla de tequila a cada hora!

  • MARAJÁS DO TRAGO (os reis da dependência química legalizada)

  • ALCOÓLICOS AGRÔNOMOS (festa etílica que mistura os engenheiros com os anônimos).

Estes casos são simplesmente parte do folclore urbano que nossa sociedade tolera, mas a verdade é que o abuso de drogas e os traços psicopáticos têm plena liberdade não só na periferia mas em pleno centro. A maior demonstração disso se vê quando se fiscalizam os bares noturnos da área universitária: nessas horas nem sequer a Brigada Militar evita que os bêbados bem vestidos agridam os fiscais, de palavra ou de fato.
Imagens: F. A. Vidal

Nenhum comentário: