sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vampiro de 200 anos chega a Pelotas

No início da Semana de Pelotas, estreia em nosso único cinema "Sombras da Noite", o mais recente filme de Tim Burton, inspirado na telenovela de terror inglesa Dark Shadows. Nesta versão semicômica (com intenção de fazer rir mas sem graça nem terror), podemos ver alusões irônicas a uma cidade de 200 anos.

Barnabas Collins (Johnny Depp) é um jovem de família europeia culta e rica que veio à América para prolongar a linhagem. A riqueza obtida com o comércio de peixe é tanta que uma cidade à beira-mar é fundada à base desta "freguesia" e o casarão da família (com uma torre parecida ao castelinho da Quinze) é tão grande que ninguém pode habitá-lo.

Barnabas é transformado em vampiro perto do ano de 1770 (casualmente, a época em que o rincão das Pelotas recebia refugiados da ocupação espanhola no porto de Rio Grande, núcleo militar e também pesqueiro; depois de 1780, começaria nesse rincão a atividade empresarial com o charque).

Por 200 anos, o moço fica num caixão encadeado e enterrado. Nesse tempo a família empobrece, e sobrevive à base da fama do passado, mais parecendo os malucos Adams. Em 1972 a cidade é como qualquer outra e não comemora bicentenário algum. O vampiro é liberado, tenta levantar de novo a riqueza familiar, vivendo no mesmo castelo, mas não consegue entrosar-se nos novos tempos.

O filme não obtém seus próprios objetivos e pouco tem de original, exceto uma alusão ao Drácula inglês Christopher Lee (que atua no filme) e uma notória homenagem ao roqueiro gótico com nome de mulher: Alice Cooper cantando No More Mr. Nice Guy.

Nenhum comentário: