domingo, 15 de julho de 2012

Fachada do Sete de Abril em 1926

Os pesquisadores do projeto "Pelotas Memória", da UCPel, divulgaram esta foto no Facebook há uma semana, mas primeiramente saiu no Almanaque Gaúcho de ZH do dia 7 de julho, em homenagem aos 200 anos de Pelotas. O Sete de Abril, que desde 1921 já não era o único teatro da cidade, aparece tão coberto de cartazes que não se pode ver a fachada.

Com a década de 1910, apareceu em Pelotas a exibição de filmes estrangeiros e a pioneira produção de cinema dirigida por Francisco Santos. Mas com o início da Guerra Mundial, em 1914, a produtora local teve que parar de filmar e concentrou-se no que fazia antes, o teatro ao vivo com atores e a promoção de filmes americanos, como os da foto.

O filme "Denny na Berlinda" (What Happened to Jones) esteve em cartaz no Brasil em 1926, de acordo com a Biblioteca Nacional Digital. A produção da Universal Pictures (fundada em 1912 pelo alemão Carl Laemmle) era uma comédia de 70 minutos, muda, em preto-e-branco, protagonizada por Reginald Denny, com Marian Nixon e Otis Harlan. Curiosamente, os cartazes anunciam o então famoso produtor Laemmle como hoje se destacam os atores, e o título põe o nome do ator como se fosse personagem.

O outro filme que se pode identificar nos cartazes é Arizona Sweepstakes, western mudo, de 60 minutos, com Hoot Gibson. Segundo a Wikipédia, o título teve versão em português ("A Corrida de Obstáculos do Arizona"). Veja abaixo outro western mudo americano, Arizona Days (1928), de 43 minutos, com Bob Custer e Peggy Montgomery.

5 comentários:

Juliano Freitas disse...

Olá Francisco! Muito boa esta foto do teatro sete de abril... sou um curioso da história do futebol de Pelotas e esta foto me despertou o interesse em tentar descobrir um filme que passou em Pelotas em 1946, e que após um brapel em que a torcida do brasil invadiu o campo (caso raro na época), deu origem ao apelido Xavantes. A história conta que na época passava um filme em que mostrava a revolta dos índios xavantes, alguns até relatam que o nome do filme era a INVASÃO DOS XAVANTES. Saberias me dizer qual o caminho mais fácil para descobrir os filmes que estavam em cartaz nesse ano de 1946? Jornais? Registros dos teatros e cinemas?

Francisco Antônio Vidal disse...

Oi Juliano, eu já busquei na internet mas não existem registros de filmes em cartaz em Pelotas; somente indo direto aos jornais. Se o cronista tivesse informado mais dados, poderíamos pesquisar nos cinemas ou direto na internet. Já busquei no IMDB por westerns de 1946, e não aparece nenhum relacionado. http://www.imdb.com/search/title

Não consegui sequer confirmar a existência desse filme, quando li que teria relação com o Xavante. Não sabemos sequer se o filme é brasileiro ou americano, e qual seria seu título original.

Na busca por jornais na Biblioteca Pública, o bom é que o site do Brasil registra as datas dos dois brapéis daquele ano (este foi o segundo) e assim não seria preciso buscar dia por dia. Se o filme estiver no jornal do dia tal, depois será preciso confirmar sua existência pelo título (original ou traduzido). É bom pesquisar, pois assim veremos se não foi uma história inventada por um cronista. Até agora não achei confirmação alguma da existência do filme.

Francisco Antônio Vidal disse...

O dado mais objetivo é que as cores do Brasil foram escolhidas por serem as do Clube Diamantinos, assim como o Pelotas seguiu as do Brilhante, os maiores clubes carnavalescos da época, em mãos de grupos sociais da cidade. O verde-amarelo do Brasil não servia para se distinguir do azul-amarelo.

Posteriormente, alguém pode ter relacionado o vermelho e o preto com os índios xavantes, que usam essas cores para a guerra, com tintas naturais obtidas do urucum e do carvão.

Como o título não aparece nas buscas de filmes, eu diria que "invasão xavante" seria um fato tirado do noticiário naqueles dias, pois os índios realmente invadiam os povoados na zona do Mato Grosso.
Para ser um filme que mostrasse vermelho e preto, teria que ser em cores, o que só ocorria com os filmes americanos nos anos 40. E como sabemos, nos EUA não existem xavantes. Portanto, a questão de ser um filme não me parece provável.

Mesmo assim, teremos que buscar a referência de uma invasão xavante (real) nos jornais do dia daquele BRAPEL, 28 de julho de 1946.

Esses dados foram pesquisados por José Éder, radialista que escreveu um livro sobre os brapéis.
http://futeboldepelotas.blogspot.com.br/2010/10/livro_15.html
http://www.livrariamundial.com.br/produtos/brapel--a-rivalidade-no-sul-do-rs---j-eder-d2a93832-01ac-4605-abaf-eb1fec6bfd5b

Anônimo disse...

Também estive pesquisando essa informação da origem do filme. O filme que mais se enquadra nesse perfil é um do Durango Kid, chamado "Invasão Sangrenta" ("Blazing Across the Pecos"). O detalhe é que segundo o IMDB, ele é de 1948. http://www.imdb.com/title/tt0040171/?ref_=ttrel_rel_tt
Realmente é o mais próximo que encontrei, mas não possui o nome "Xavante" no título e é de 48.

Francisco Antônio Vidal disse...

Veja o filme "Invasão Sangrenta" (1948, 54 minutos) com legendas em português.
http://www.youtube.com/watch?v=UM4z-lQGBnw