sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cem anos dos Contos Gauchescos

O Correio do Povo Memória informa que em 21 de setembro de 1912 publicou a nota seguinte (confira na imagem o mesmo texto com a grafia de um século atrás):

O escritor rio-grandense J. Simões Lopes Neto acaba de publicar, em volume, uma série de contos de costumes gaúchos, dos quais teve a gentileza de nos oferecer um exemplar.

O volume intitula-se "Contos gauchescos" e foi editado pela livraria Universal, dos srs. Echenique & C., de Pelotas. 

A edição é elegante e cuidadosamente impressa. Agradecemos a oferta do exemplar.

Na edição de hoje (21), o jornal acrescenta a esta notícia antiga o seguinte texto atual:
A obra literária de Simões Lopes Neto, lançada em 1912, assinala um momento decisivo na tradição regionalista brasileira justamente porque, ao ultrapassar a documentação da realidade aparente, impõe uma visão do mundo que exige o contraste, o paradoxo, o símbolo e a metáfora como seus fundamentos e leva-nos à fronteira da linguagem. 
O livro "Contos Gauchescos" nomeia uma região, seus tipos característicos, seu código social, a tradição e o folclore; ao fazê-lo, confrontam permanentemente o homem e o mundo da natureza. Neste processo, os traços regionais transpõem seu condicionamento particular e geram uma expressão única, definem uma linguagem e um estilo.
"Pode-se dividir a literatura do Rio Grande do Sul entre antes e depois de Simões Lopes. Antes, não havia, de fato, literatura. Depois, tudo passou, justamente, a sempre se referir a ele, que se tornou um marco, como Shalespeare para a literatura inglesa. E isso não é nenhum aumentativo, não, é a mais pura verdade".   
Antônio Hohlfeldt, Doutor em Letras, PPG Letras da PUCRS.
Imagens: F. A. Vidal (1), Correio do Povo (2)

Até dezembro de 2012, o Instituto Simões Lopes Neto promove o ciclo de palestras sobre os Contos Gauchescos, um a cada duas quintas-feiras (confira na Agenda Cultural deste blogue).

Nenhum comentário: