segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Voo Livre, a vida segundo Deogar Soares


Após anos de esforços editoriais, o livro Voo Livre foi lançado em junho de 2012 e vai ser novamente apresentado ao público pelotense esta terça (25), ao entardecer (18-20h), no Café Aquários (um lugar inusual para lançar livros, mas muito oportuno). A obra reúne crônicas que o jornalista Deogar Soares — falecido em agosto de 2003, aos 67 anos — lia na Rádio Alfa FM, no espaço de mesmo título.

Luiz "Minduim" Vasconcellos propôs a ideia do livro de crônicas em 2004, em artigo no Diário Popular (leia o testemunho) mas foi somente em 2010 que um grupo de familiares e amigos se reuniu para construir o projeto editorial. O trabalho concluiu em maio de 2012 e o livro foi apresentado em junho no SINASEFE (v. notícia e comentário de Clayton Rocha). A foto da capa é de Nauro Júnior.

Veja uma minibiografia do personagem — que foi vereador em Pelotas por um mandato — no artigo Deogar para sempre, do Pelotas Treze Horas.

Manoel Soares Magalhães também recordou, há poucos dias (artigo no blogue Cultive Ler), como conheceu o admirado colega de jornal, nos anos 80.

O governo pelotense prestou outros dois importantes reconhecimentos a Deogar Soares, após sua morte: seu nome batizou, em 2003, uma escola municipal de ensino fundamental (veja o blogue da Coordenação Pedagógica) e, desde dezembro de 2010, o atual espaço artístico da Câmara de Vereadores (Henrique Pires foi seu primeiro coordenador, à esquerda na foto acima).

Sobre o Deogar fotógrafo e artista, Minduim escreve o seguinte:
Seu trabalho [era] sempre denso, com os contrastes que ele ía buscar nos confins das almas de seus personagens e de sua mente profícua. Marcados por histórias pessoais e pela expressividade. Seu cenário predileto era o casarão semiabandonado onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Sua máquina não procurava os detalhes óbvios de enfeites "barrococós". As fotos mostravam toda a força da passagem e das consequentes marcas do tempo. 
Deogar não era um artista popular, sua obra tinha/tem a profundidade dos grandes mestres, que ultrapassam o aspecto estético e decorativo, mas percorrem caminhos complexos e cheios de expressividade e vigor. 
Dono de uma técnica apurada, fazia questão de se apossar de todo o processo, montagem do cenário, orientação dos personagens e figurino, direção, até a revelação e ampliação, sempre preocupado com a "qualidade do preto". 
Lembro de uma das nossas primeiras conversas, quando contei para ele que no eixo Rio-São Paulo era moda ser artista. Onde muito picareta se dizia artista só para aparecer. Ele custou a crer, pois aqui (propalada capital da cultura do Estado) o termo "artista" era pejorativo, coisa de desocupado ou de quem fazia algo errado.
Ainda sobre a atuação política de um artista como Deogar, Minduim tem opinião clara e terminante:
Me envolvi com sua eleição para vereador; tinha esperança que um sopro de cultura e arte pudesse dar alento e um pouco de reflexão à nossa Câmara. Qual o quê, aquele não é um local para pessoas sensíveis e com a liberdade escorrendo pelas veias.
Brincadeira fotográfica feita por Deogar , dando fogo a si mesmo.
Imagens: Coisa de Doido, Câmara (2) e Pimenta com Limão (3-4)

7 comentários:

Francisco Antônio Vidal disse...

A notícia saiu ontem 24 no site da UCPel; hoje no Diário Popular, detalhada reportagem neste endereço:
http://www.diariopopular.com.br/site/content/zoom/detalhe.php?noticia=5341

Francisco Antônio Vidal disse...

Em junho de 2009, o Amigos de Pelotas publicou homenagem a Deogar:

Deogar Soares, jornalista sem diploma e com categoria

Uma homenagem, lembrada pelos colegas Niara de Oliveira e Minduim, a uma grande figura humana que foi também um dos maiores e melhores comunicadores que Pelotas gerou.
O texto abaixo (sem pontuação) foi produzido no estilo em que ele escrevia, e que lembra a escrita de José Saramago.
Deogar Soares nos deixou prematuramente em agosto de 2003


Ele continua vivo para a sua família e para todos os seus amigos e as saudades têm a dimensão das histórias e da qualidade da obra que nos brindou

Do jornalista da melhor estirpe ético ousado e que criou esse método (talvez inspirado em Saramago) de escrever sem pontuação para driblar a censura dos duros tempos da dita e criar textos livres de fácil navegação

Do cidadão crítico comunista sempre articulando uma forma de despertar a consciência e derrotar os poderosos e de falar do que não se devia para transmitir sabedoria

Do fotógrafo talentoso das antigas em preto e branco usando e abusando de luzes e sombras para revelar aquilo que ainda não tinha sido visto para mostrar o que estava dentro e ao redor

Do cronista e de seus textos diários desconcertantes e dissonantes do Vôo Livre nas ondas da Alfa crônicas vigorosas e apimentadas aperitivo mental sempre inovador e perturbador que tornaram a sua voz inconfundível e sinônimo de credibilidade

Do amigo afetuoso parceiro com sua risada pausada e única do ser humano sensível e ciente de seu papel na comunidade onde lutava por mais compreensão e menos hipocrisia

Saudades do velho amigo Deogar sempre com uma crítica ácida a fazer uma história pra contar com um sorriso ao te encontrar

Nosso abraço e pedido de benção esse ano segue nas ondas da internet Velho

Francisco Antônio Vidal disse...

Em junho de 2009, Manoel Soares Magalhães postou comentário ao escrito de Niara e Minduim:


Fui amigo e colega de Deogar. Grande jornalista e um ser humano da melhor qualidade. Costumava perguntar a ele: Deogar, cadê suas asas? O velho sorria de lado, e brincando dizia que as asas, branquinhas, ele transformava em algodão doce e dava às crianças.

Além de jornalista e radialista, Deogar foi também um talentoso fotógrafo. As fotos, em preto e branco, traduziam seu mundo, de poética e rara inspiração.

O velho foi espécie de Quixote da comunicação em Pelotas. Seu programa, veiculado na Rádio Universidade, de nome Vôo Livre, é um exemplo de profissionalismo. Em pequenas crônicas, lidas por ele mesmo, cuja voz era sonora e bem timbrada, Deogar a todos emocionava com sua verdade, ironia e transcendência. Seus textos eram carnações nervosas e poéticas, traduzindo o seu e o nosso cotidiano. No fim da vida, o velho tinha no olhar emanações tristes, talvez por ter tido o impulso de mudar coisas que são imutáveis, e ele soube disso tardiamente. Mas, convicto de que Quixote para ser Quixote tem de ter essas inspirações, Deogar continuou sonhando até o fim.

Amigo querido, a saudade é grande. Minha e de todos que aprenderam radialismo e jornalismo em sua escola. Não. O velho não tinha diploma de jornalismo. Aliás, os profissionais daquela época poucos ou nenhum o conseguira em alguma faculdade de jornalismo. Por essa época elas não existiam. A escola, na verdade, era a própria e nervosa redação, espécie de trincheira onde idéias, sonhos e aspirações eram sobejamente defendidos.

cizilio lima carvalho disse...

¨_PARABÉNS!¨Finalmente uma iniciativa para sufragar e honrar esse magnífico jornalista,filósofo do cotidiano e notavel ser humano que foi DELGAR SOARES!
Malgrado a dor da notícia de sua morte,quando fui a pelotas, fiquei perplexo em constatar que ele fora sepultado,indignamente no injusto mausoléu do esquecimento.coisa que esse pais faz frequentemente com seus grandes homens.
devo dizer, com efeito, que em minha longa incursão empírica e científica pelo mundo da filosofia,sob a pertinencia de hobbes,hegel,boudelaire, sartre,frans kafka,bertold brescht,shopenhauer e tantos outros,nunca vi um homem com tamanha lucidez e uma compleição filosófica tão genial quanto a desse nosso querido mestre.
_Guardai! que se realmente houvesse justiça, seu nome estaria ao lado desses grandes gêniosda humanidade no panteão das grandes bibliotecas do mundo, sem lhes causar qualquer vergonha.
_BENDITO sejas para sempre, meu amado herói sem capa, que nos resgatastes do mefístico ostracismo da mediocridade.
Benditos sejam vós,nessa nobilíssima iniciativa de honrar e sufragar esse ser humano absolutamente extraordinário que foi delgar soares.
CIZILIO LIMA CARVALHO
ciziliocarvalho@hotmail.com
f.5384144023 RIO GRANDE -RS

CIZILIO LIMA CARVALHO disse...

O GRANDE MAGO DAS LETRAS
Uma obra filosófica que fale em DEOGAR SOARES,procura resgatar o idealismo romântico no sentido mais corajoso da palavra.
É enxergar o HOMEM alem do homem,o herói além do revolucionário e o libertário além do sonhador!
É fustigar-se ao sol de braços abertos para que os outros tenham sombra para descansar, declamar poesias de CORTAZAR na bolsa de valores,e,principalmente, além de tudo é plantar a árvore para o ¨BONITO¨ e não para comer do fruto.
quando eu era pequeno, o meu mair herói era meu pai, depois o super-homem,depois chê, depois brescht, depois shopenhauer. até descobrir, satisfatóriamente, que o anti-herói era o melhor de todos.
não fui contemporãneo de chê, de prestes,de bolivar,sequer de getúlio.
E, eu sei que naqueles tempos o mundo era mais mundo,os homens eram mais homens, e as mulheres tinham no mínimo duas deliciosas polegadas a mais.
devo constatar, com extrema gravidade, que o ser-humano de hoje é mais pobre,mais covarde,mais resignado, e por infeliz coincidência o mais incólume de todos.
hoje a juventude é futil, seus conceitos são tolos, seus sonhos são ef~emeros e sua cultura é podre.se a eles cabe o futuro do país, considero,desdejá,uma temeridade.
E eu, que em minha vida não conviví com CHÊ, EUCLIDES,sequer com RUI BARBOSA, orgulho-me, no entanto, de ter sido contemporãneo deste diáfano que foi DEOGAR SOARES, essa luz salvadora no fim do tunel da mediocridade que assolou os homens no final do século xx.
_O braço do homem se faz mais forte quando luta por justiça, pois somente de mãos dadas com a virtude,o justo haverá de atravessar, em segurança, o jnfausto limbo da iniqüidade.
A voz do homem,se faz ouvir entre outras mil vozes, quando é ouvida por cada um e não somente por ¨todos¨.
bendita voz que me redimiu o final do séculoxx, esse tempo malfadado que coroou bufões, fascínoras e meros encautos, e antes fossem tempos idos, já que passados muitos anos na inexorávl ampulheta do tempo, essa desgraça não se fez por estancar.
enfim, uma obra filosófica que fale em DEOGAR SOARES,tenta resgatar o ideologismo romãntico no sentido mais doce da palavra, pois, me dói saber que o mundo ficou mais pobre sem a lucidez desse magnífico sonhador,esse meu idolatrado herói sem capa que me salvou o séculio xx.
(CIZILIO LIMA CARVALHO)

Francisco Antônio Vidal disse...

Aí está uma boa proposta para uma tese filosófica. De que modo nossa terra faz nascer um autêntico pensador, independente da colonização e da programação da mídia e das doutrinas. Se pudermos destacar esse novo pensamento, talvez sejamos mais livres e conscientes (sem precisar idolatrar heróis). Se houver aqui uma verdadeira filosofia, gerará estudos, um grupo, uma fundação, não só de amigos, companheiros e "filhos", mas de homens livres.

CIZILIO LIMA CARVALHO disse...

HAJA SABER-SE QUE ESTOU A UM ANO E MEIO ESCREVENDO UM ENSAIO FILOSÓFICO,QUE EXPRIME MINHA VISÃO IDIOSSINCRÁSICA SOBRE OS GRANDES HOMENS DA HISTÓRIA. UMA EXPOSIÇÃO CRONOLÓGICA DAQUELES QUE, QUER POR VIRTUDE OU PURO DEMÉRITO GRAVARAM SEUS NOMES A FERRO E FOGO NOS ANAIS DA INCONFUNDÍVEL MEMÓRIA DOS POVOS.
NELE NARRO A INCURSÃO DE VÁRIAS EFEMÉRIDES QUE MUDARAM DEFINITIVAMENTE O CURSO DOS ACONTECIMENTOS NA TERRA. UMA NARRATIVA SOBRE A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO E DA PSIQUÊ HUMANA.
SEGUINDO A CRONOLOGIA ESSE ENSAIO ABRANGE A TRAJETÓRIA DESSES GRANDES HOMENS, PARTINDO DE ADÃO, PASSANDO POR THALES,SÓCRATES, PLATÃO, ARISTÓTELES, E TODOS OS GRANDES FILÓSOFOS, ALGUNS ARTISTAS COMO VAN GOGH,RICHARD WAGNER,MICHELÂNGELO, E, TAMBEM, FIGURAS IMPORTANTES COMO MARX, LENIN,TRÓTSKI,MAKCARTUR,CHURCHUL,GORBACHOV ENTRE TANTOS OUTROS ATÉ CHEGAR NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO ONDE SUFRAGO GETULIO,CARLOS PRESTES,BRISOLA,MONTEIRO LOBATO E SEU PETRÓLEO E VÁRIOS OUTROS,FINALIZANDO JUSTAMENTE COM O NOSSO QUERIDO DEOGAR. ESSA IDÉIA ME NASCEU A 4 ANOS JUSTAMENTE QDO ME VEIO A TRISTE NOTICIA DE SUA MORTE. QUE EU POR QUESTÕES DE VIAGENS A TRABALHO, SÓ VIM TER CONHECIMENTO QUASE 10 ANOS DEPOIS.
O MOTIVO DE FECHAR ESTE LIVRO COM ELE FOI A NECESSIDADE PREMENTE DE HONRAR, EMBORA DE FORMA SINGELA AO HOMEM QUE MAIS ADMIREI NA VIDA, JUNTAMENTE COM MEU PAI.
TALVEZ LHES CAUSE ESPÉCIE SABER QUE JAMAIS O CONHECI PESSOALMENTE. TUDO QUE SEI DE ¨¨DEOGAR SOARES¨ME VEIO JUSTAMENTE PELAS ONDAS DO RÁDIO. NUNCA SEQUER VÍ UMA FOTO SUA. PORÉM ME CONSIDERO SEU MAIS FIEL DISCÍPULO DESDE 1983 QUANDO TINHA ENTÃO 13 ANOS DE IDADE. PARA MIM PROVA IRREFUTÁVEL DE QUE NÃO É PRECISO DA PRESENÇA FÍSICA PARA SE ADMIRAR OU AMAR ALGUÉM. SEMPRE QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE CONVERSAR COM ALGUEM DE CONCEPÇÃO FILOSÓFICA CONSIDERÁVEL, NÃO CONTINHA-ME EM SUFRAGÁ-LO COMO O HOMEM MAIS BRILHANTEMENTE SÁBIO QUE JÁ VI NA TERRA.POR ISSO, EM VERDADE QUE DIGO A VÓS QUE NOS ANOS QUE ¨DEOGAR SOARES¨ESTEVE PRESENTE EM NOSSAS VIDAS. CERTAMENTE NÃO ESTIVEMOS NA PRESENÇA DE UM HOMEM COMUM.

CIZILIO LIMA CARVALHO

NOTA:_PEÇO AOS AMIGOS DESCULPAS PELOS ERROS DE DIGITAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES ANTERIORES,PORQUANTO AS HAVIA ESCRITO NA PENUMBRA DE UM ÔNIBUS NO CAMINHO DE PORTO ALEGRE A RIO GRANDE.