sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Corte da FENADOCE 2013

Corte Real 2013: Princesa Bárbara, Rainha Mônica e Princesa Cíntia

Na sexta (5) foi realizada a escolha da corte real da 21ª FENADOCE, que reinará durante 2013. O número de candidatas tem aumentado (este ano inscreveram-se 38), em relação com o sucesso do evento e talvez com a ainda recente comemoração dos 200 anos; o registro mais alto até hoje é de 42 candidatas, ocorrido na 12ª edição, em 2004, como foi informado pelo sítio da Feira.

O fato quase coincidiu com as eleições municipais (domingo 7), que parecem ter feito a FENADOCE sumir da vida da cidade e do noticiário local. No entanto, é de praxe que a eleição anual da corte doceira não desperte muito interesse na imprensa pelotense, que foca principalmente na área política, econômica e administrativa. Celebridades e rainhas de beleza despertam mais atenção dos internautas. Sinal disso é que, neste blogue, a postagem Corte da FENADOCE 2012 é a mais acessada até hoje.

A Rainha da FENADOCE 2013 é Mônica Bruno Fonseca, de 18 anos. Ela trabalha como recepcionista na empresa de tecnologia Gestor S.A. e como modelo de publicidade. Esta foi a terceira vez que ela concorreu à corte e representa a Imperatriz Doces Finos.

Em fevereiro de 2012, Mônica (esq.) foi uma das vencedoras do concurso Garota Verão Pelotas, pelo Balneário Valverde (veja nota). Matriculou-se este ano no IF-Sul para estudar o curso de Gestão de Cooperativas.

Na inscrição como candidata, Mônica declarou como qualidade "ser espontânea". Livro preferido: "O Monge e o Executivo". Música predileta: "Pelotas", de Kleiton e Kledir. Um filme: Uma lição de amor (I am Sam). Estas escolhas parecem mostrar um forte diálogo entre razão e sentimento e um grande interesse pela justiça e o bem comum.

Entre muitas perguntas e exigências, o concurso fez as candidatas escreverem "um fato importante para a história de Pelotas", e Mônica respondeu o seguinte:
Certas pessoas têm por conhecimento de que foram apenas os Portugueses que contribuíram para as receitas dos doces de Pelotas, quando na verdade os escravos também tiveram grande importância na cultura gastronômica doceira da cidade. 
Por exemplo, o Quindim (nome africano que significa dengo ou encanto), é o doce mais vendido na Feira Nacional do Doce, e os escravos contribuíram significativamente nesta receita.  
Nos conventos, as roupas das freiras, eram engomadas com a clara dos ovos, e a gema acabava por ser jogada aos porcos ou dada aos escravos. 
Logo, a quantidade de gemas aliado à fartura do açúcar que vinha das colônias portuguesas, serviu como inspiração inicial para o surgimento de experimentos doceiros à base da gema de ovos, realizados pelos escravos e cozinheiras dos conventos.


Bárbara Gonçalves de Freitas, é Princesa da 21ª FENADOCE. Tem 21 anos e estuda Nutrição na UFPel desde 2011. Esta foi a segunda vez que ela concorreu à corte e representa a loja 5 Marias.

Como principal qualidade, Bárbara se declara "determinada". Livro preferido: "Comer, Rezar e Amar". Música: "Agora só falta você", de Rita Lee, cantada por Maria Rita (veja uma versão ao vivo). Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Juntando sensibilidade, aventura e espírito contraventor, como sugerem estas preferências, nossa nova Princesa poderá colocar muita simpatia, movimento e criatividade nesta corte da FENADOCE.

Cíntia Viera de Moura é a outra Princesa da Fenadoce 2013. Com 17 anos, ela é a mais jovem desta corte, e ganhou este título já na primeira vez em que concorria, representando o Esporte Clube Pelotas. Está estudando para o ENEM e trabalha em uma loja de conveniências.

Perguntada sobre uma de suas qualidades, ela respondeu ser "uma pessoa comunicativa e pontual". Um livro preferido: "O Pequeno Príncipe". Música predileta: "Glad You Came", com The Wanted (vídeo oficial). Um filme: À Espera de Um Milagre (The green mile).

Segundo os organizadores, Cíntia teve a votação online mais alta, sendo a preferida do público no Facebook. O fato de ser escolhida também para a corte oficial já na primeira vez faz esta nova Princesa uma forte candidata para novos concursos de beleza.

Veja a Corte da FENADOCE 2012 (Rainha Melissa),
Corte da FENADOCE 2011 (Rainha Karen),
Corte da FENADOCE 2010 (Rainha Tainise), e
Doce pausa com três doçuras (Rainha Juliana Büttenbender).
Fotos: Facebook e FENADOCE

Nenhum comentário: