sábado, 13 de outubro de 2012

Criação artística contribui à saúde mental

O Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) foi celebrado com arte no Hospital Escola: nesse dia o Corredor Arte montou uma exposição das Oficinas de Criação Coletiva, um projeto de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFPel. A mostra pode ser visitada até 29 de outubro.

As Oficinas de Criação Coletiva têm sentido terapêutico e preventivo, buscando reabilitar a inserção social de pessoas com sofrimento psíquico. O método usado são oficinas sócio-educativas, culturais, artísticas e de lazer. Tais atividades são interdisciplinares (atuam psiquiatras, assistentes sociais e artistas plásticos).

As reuniões são semanais e realizam-se em Unidades Básicas de Saúde e no Ambulatório Especializado da UFPel. Nesta exposição os trabalhos coletivos do grupo da Faculdade de Medicina foram orientados pelas artistas Nauri Saccol e Helena Badia.

A saúde mental inclui fatores tão importantes como a expressão de sentimentos e a busca de realização pessoal, e a criação artística ajuda de modo central nesses processos psicológicos. A arte como instrumento de cura ajuda a evidenciar e resolver conflitos emocionais, facilitando a percepção de si mesmo e abrindo caminhos de desenvolvimento pessoal.

Além dos efeitos de alívio interno e de ressocialização, as oficinas de artes desenvolvem talentos escondidos, que podem significar que a sociedade ganhe uma nova voz artística e que a pessoa encontre sua vocação ao dedicar-se de modo estável a sua produção.

Um desses casos é o de Ivo Gomes, usuário de um CAPS que em 2011 mostrou no Corredor Arte sua primeira produção (veja o post Primeira individual de Ivo Gomes).
Fotos: Corredor Arte

Nenhum comentário: