segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Kenzo Tanaka, artista benfeitor de Pelotas

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal acaba de informar a morte do professor Kenzo Tanaka, ocorrida sexta (26) na cidade de Tsuyama, Província de Okayama, no Japão (veja nota). Natural de Osaka, completou 94 anos em julho passado, afetado pelo mal de Alzheimer.

Artista plástico e ensaísta, Tanaka concebeu o projeto da Praça Jardim de Suzu, que inicialmente ficaria ao lado da Rodoviária de Pelotas, depois seria no aeroporto, e hoje se localiza na avenida República do Líbano (dir.). Por burocracias municipais, o projeto ficou parado e foi sofrendo alterações, sem chegar a realizar as ideias originais. Vinte anos depois, ainda não se concretiza plenamente.

A praça homenageia a irmandade entre Suzu e Pelotas, primeiramente firmada por um acordo da Assembleia de Suzu em 1963. Era a primeira cidade japonesa a ser irmã de uma brasileira.

O professor universitário japonês visitou Pelotas pela primeira vez em 1969 e posteriormente voltou em 1993, quando concebeu o projeto da praça, que teria inclusive árvores trazidas do Japão (veja uma minibiografia escrita em 2008 pelo pelotense Luiz Carlos da Lessa Vinholes).

Tanaka foi condecorado pelo Governo do Distrito Federal em 5 de novembro de 1994, com a Medalha do Mérito Cultural. Em dezembro desse ano, obras suas foram expostas na Sala Frederico Trebbi, da Prefeitura de Pelotas. Em 2008, quando do centenário da imigração japonesa ao Brasil, outra comitiva visitou Pelotas, liderada pelo também professor e artista Eishun Tanaka (veja a notícia).
Foto ASCOM

Nenhum comentário: