segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Do sal ao açúcar: debate sobre Pelotas

Esta terça-feira (6), às 19h30min, o Espaço Ágape organiza uma nova mesa de debates, esta vez com o tema "Pelotas: do Sal ao Açúcar".

Neste encontro, três debatedores apaixonados por Pelotas vão apresentar seus especiais olhares sobre a cidade que enriqueceu com a produção de charque e hoje é conhecida como a Capital Nacional do Doce.
  • Rose Barros é psicóloga especializada em clínica junguiana e vai conversar sobre sua pesquisa "A Alma da cidade de Pelotas e suas metáforas alquímicas"; 
  • Márcio Ezequiel é historiador e escritor, radicado em nossa cidade, que está preparando um livro sobre personagens obscuros e diferentes de Pelotas, "Dark City"; 
  • Pablo Rodrigues é jornalista, especialista em Gestão de Empresas de Comunicação e se autodefine como "escritor em estágio probatório". Em homenagem a Pelotas, escreveu em 2007 o texto "Minha casa, tantas casas".
O público é convidado a uma reflexão sobre a história e as características da cidade, e sobre a relação desta com seus filhos, naturais ou adotivos. Informações: 3028 4480 e 8416 6762. Inscrição: R$ 10.

Sobre a relação cultural e socioeconômica entre o uso do açúcar e do charque na história de Pelotas, existe uma dissertação de mestrado: "Xarque com assucar/Pelotas com Nordeste: contraponto de extremos no paladar cultural brasileiro", de Leonil Martinez (UFSC, Florianópolis, 2000). O texto completo pode ser encontrado na internet.

Um comentário:

Daniela Meine disse...

Com certeza será uma oportunidade ótima para refletirmos sobre Pelotas, Obrigada amigo Francisco, sempre incentivando o conhecimento.