terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ressurge o Diocesano, 30 anos depois

Antigos funcionários e alunos do Colégio Diocesano promovem o primeiro encontro de ex-participantes e simpatizantes  para este sábado (1) à noite no Clube Caixeiral (confirmar pelo 9983 9066). O educandário católico foi extinto em 1981, faz exatamente 31 anos, e ainda as lembranças dos pelotenses se voltam a ele.

O Colégio Diocesano foi criado na década de 1950 por Dom Antônio Zattera para ser a escola da diocese para as crianças a partir dos 10 anos de idade, especialmente as mais carentes do bairro do Porto. Após a reforma completa da Catedral, o bispo se dedicou aos projetos educacionais. O Colégio foi construído precisamente ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, sede paroquial. O Diocesano teve uma ascensão, em tamanho, qualidade e em mística institucional, até chegar a ser declarado Colégio de Aplicação da Universidade Católica.

Atual Campus II da UCPel
Mas a década de 1980 o encontrou deficitário em muitos aspectos, dos quais era responsável o bispado. Em 1981 a Universidade assumiu o controle e verificou a situação financeira e administrativa.

Analisando prós e contras da grande empresa educacional da Mitra, o bispo Dom Jayme Chemello, o reitor da UCPel (Paulo Brenner Soares) e o diretor do Colégio (Wallney Hammes) decidiram fechá-lo para sempre.

Em 1982, o prédio passou a ser usado como campus II da Universidade, albergando cursos em expansão, como Psicologia e Jornalismo. As informações desta nota provêm de entrevista com José Cruz em 2010 e do livro "UCPel 30 Anos", do pe. Léo Poersch (EDUCAT, 1991).
Imagens: Rejane Botelho (1) e blogue Lumarcolin (2)

Nenhum comentário: