segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Eleições para CONCULT: a parte do povo

O Conselho Municipal de Cultura (CONCULT) renovará a sua composição popular para o período 2013-2014 com os votos da comunidade pelotense. Além de membros designados pela Prefeitura, pela Câmara e pelas universidades (UFPel e UCPel), o Conselho é integrado por representantes de entidades não ligadas ao Estado que por sua vez representam 6 áreas da cultura. A produtora cultural Beatriz Araújo presidiu a entidade no período 2011-2012.

Assim, nesta terça (11) das 9h às 17h30, todos os cidadãos - artistas ou não - poderão ir à SECULT (Praça Coronel Pedro Osório nº 2) com documento de identidade e escolher um dos candidatos (veja notícia).

Entrada da SECULT, vista por quem sai
Os eleitos deveriam ser doze (6 titulares e 6 suplentes), mas, como os dez inscritos não cobrem as funções necessárias, sabe-se de antemão que os eleitos serão 9.
  • Artes Cênicas:
    Ana Lúcia Ortiz Alt.
  • Artes Visuais:
    Alexandre de Mattos Meirelles,
    José Luiz de Pellegrin e
    Pedro Luis Marasco da Cunha.
  • Literatura:
    João Eduardo Keiber e
    Terezinha Lorena Pasqualotto.
  • Manifestações Populares:
    Carlos Alberto Jardim Cogoy
  • Memória e Patrimônio:
    Maria de Fátima Bento Ribeiro e
    Nóris Mara Pacheco Martins Leal.
  • Música:
    Carlos Roberto Soares Ferreira.
Os candidatos únicos asseguram sua eleição (se tiverem um voto ou mais) e sabem que deverão funcionar sem substituto. Sendo dois candidatos por área, a votação determinará quem assume a função e quem fica de suplente. Nesta ocasião, o único inscrito a não eleger-se será o que tiver menos votos na área de Artes Visuais.

Desde que o Conselho se formou, há seis anos, contou somente com a indiferença do governo Fetter, chegando a haver momentos de confrontação para ser convocada uma Conferência Municipal de Cultura. Na época, o vereador Eduardo Leite deu um entusiasta apoio aos artistas e trabalhadores da cultura, e se espera agora que a comunidade também se comprometa para participar no Conselho, lado a lado com este novo prefeito amigo da cultura.
Foto: F. A. Vidal

POST DATA 
13-12-12
Veja notícia sobre a composição popular do CONCULT para o novo período.

Nenhum comentário: