terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fotógrafa pelotense é destaque no Rio

Rio 365 é o primeiro documentário fotográfico de uma cidade via Instagram. Uma foto por dia durante 365 dias, 52 temas em 52 semanas (veja nota de lançamento da Light e uma notícia do jornal O Globo). A série já está no fim do segundo mês, com a foto de nº 58.

A pelotense Cristina Carriconde foi escolhida sábado (1) no oitavo tema (Copacabana) ficando com o registro da foto 55 (dir.). Ela mora na Cidade Maravilhosa mas também já fez belos registros da Princesa do Sul (veja algumas neste blogue).

Para quem não conhece o Rio de Janeiro (talvez um extraterrestre recém chegado), o ciclista anda pelo chão mas parece ir surfando pelas ondas do desenho. Movimento na figura e movimento no fundo, jogo que é raro encontrar em fotografias.

Alguém que já tenha visto a calçada da praia de Copacabana se veria obrigado a parar para pensar no impossível da cena e se perguntaria: “Calçadão na vertical? Qual o truque?”

Trata-se de uma cena cotidiana e sem artifícios: um entre milhares de ciclistas que passam pela parede de um posto de gasolina que reproduz o calçadão da Avenida Atlântica. A artista aproveitou os planos (figura-fundo), as cores (preto-branco) e os símbolos de movimento (ondas e rodas), e, claro, fechou o enquadramento (recurso comum no cinema) para provocar o espectador. Veja mais fotos de Cristina no Instagram e no Flickr.

Em Pelotas, também existe uma documentação fotográfica em curso, com centenas de imagens, na página do Projeto Pelotas Memória. Ainda não foi feita uma categorização precisa, mas a galeria virtual é impressionante.
Foto: Facebook Rio 365

Nenhum comentário: